A fama de o Alcides há muito que navegou para fora dos Açores, alcançando outras latitudes. O restaurante fundado em 1908, mas no seio da família Melo desde 1956, atrai clientes de todos os lados graças ao bife Alcides, sobejamente conhecido pela sua qualidade e por ser um marco na cozinha do arquipélago. A marca Alcides vai, no entanto, além desta verdadeira iguaria e o hotel também encanta quem ali fica hospedado.
Na realidade, o sucesso Hotel Restaurante Alcides não é algo que surpreende, pois a missão desta empresa é garantir a absoluta satisfação na área alimentar e na área de alojamento dos clientes que escolhem os seus serviços. O Alcides existe para criar experiências gastronómicas únicas e acomodação plena de conforto e amabilidade. Mas vamos por partes.
Comecemos pelo hotel que está localizado no centro de Ponta Delgada e o que mais o distingue é o seu ambiente familiar e agradável e a equipa acolhedora que se caracteriza pelo serviço personalizado que proporciona aos hóspedes. Esta forma de estar faz com que o Hotel Alcides já tenha sido distinguido. "Fomos dois anos consecutivos considerados uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal", sublinha Pedro Melo, o diretor.
As instalações não ficam atrás do profissionalismo da equipa, contando o Hotel Alcides com 31 quartos, que se diferenciam pela sua qualidade, pelo conforto e por serem espaçosos. Têm televisão por cabo, ar condicionado, uma secretária, janelas grandes, pisos em madeira e uma casa de banho privativa com produtos de higiene pessoal. O wi-fi é gratuito em todas as áreas.
O hotel é composto por três edifícios, sendo que cada um tem uma cor interior diferente. A receção trabalha 24 horas, estando sempre disponível para atender qualquer necessidade dos clientes. A unidade hoteleira também possui um terraço, um bar e uma piscina. O pequeno-almoço é preparado com produtos regionais. E é um estabelecimento pet friendly, admitindo animais de estimação mediante pedido. Sem custos adicionais.
O segredo do êxito do restaurante
Passando para o restaurante, tem capacidade para 60 pessoas, trabalhando sobretudo com produtos locais e frescos. Os pratos de peixe e carne têm a chancela (e receita) de qualidade. Realce-se igualmente as sobremesas, exclusivas e caseiras, destacando-se, o pudim de mel, o pudim de laranja e a mousse de chocolate.
Em relação ao bife Alcides, a sua receita remonta ao momento em que o pai de Pedro Melo ficou com o restaurante. Na altura, convidou um cozinheiro de uma das várias casas senhoriais que por ali existiam. Este trouxe consigo uma receita e, juntos, adaptaram e deram origem ao hoje reconhecido internacionalmente bife Alcides.