C-Studio
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Cofina.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Águeda, um território imperdível

Fomos conhecer melhor Águeda, uma região com um património de rara beleza. Águeda é, sem dúvida, um concelho que deve visitar

Rua Luís de Camões, em Águeda
O AgitÁgueda Art Festival atrai todos os anos milhares de visitantes às ruas dos guarda-chuvas coloridos. O festival foi reagendado para 3 a 25 de julho de 2021
A APP Umbrella Sky 360.º leva o visitante à descoberta das ruas coloridas, da arte urbana e da zona histórica da cidade, transportando-o virtualmente aos meses em que o evento decorre
O Museu da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro está localizado no centro da cidade
O Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, reúne um importante espólio das companhias ferroviárias Nacional e Vale do Vouga
Pateira de Fermentelos
São muitos os trilhos e percursos cicláveis que encontra em Águeda.
Vista do monte do Junqueiro
Trilho Pedestre PR4
Aldeia de Lourizela
Rio Águeda, na Baixa da Cidade
Em Águeda, pode observar diversas espécies da avifauna como a garça-vermelha, o milhafre-preto, a águia-sapeira, a águia-de-asa-redonda, o guarda-rios, o perna-longa, entre outras.
Percursos pedestres
Os tradicionais Pastéis de Águeda
Águeda tem um roteiro de arte urbana com dezenas de espaços que podem ser descobertos.
Iniciativa AgitÁgua
16 Julho 2020 07:33

Quando se fala de Águeda, a primeira imagem que nos afigura são as ruas cheias de cor, "enfeitadas" com os guarda-chuvas coloridos. Uma imagem que corre mundo e até já levou a CNN a considerar esta como "uma das mais bonitas ruas do mundo". Águeda é muito mais do que ruas coloridas. O concelho tem todo um património – seja cultural, natural, religioso ou industrial – que é diferenciador e merecedor de uma visita. Pode prolongar os seus dias no Concelho que não dará o seu tempo por perdido.

Águeda tem muito para oferecer a quem a visita, como a gastronomia, os vinhos e espumantes regionais, as paisagens naturais e bucólicas, os vários rios e parques fluviais, os percursos pedestres e cicláveis, a observação de aves, para além de que Águeda faz parte do roteiro dos caminhos de Fátima e de Santiago.

Iguarias de fazer crescer "água na boca" e doces "que só Águeda tem para ti"

A identidade de um território reflete-se através dos seus costumes e tradições, mas também da sua gastronomia.

Em Águeda, é possível encontrar o famoso Leitão da Bairrada, que tantos visitantes traz a esta região, assim como os tradicionais Pastéis de Águeda. A realização anual da Festa do Leitão (por norma em setembro) comprova a importância desta iguaria para o concelho de Águeda, mas também para a região da Bairrada. A descoberta destes sabores deve ser acompanhada pelos excelentes vinhos e espumantes da região, a sua variedade convida a um degustar lento e agradável que fica na memória.

No menu gastronómico aguedense também se recomendam outras especialidades, como os rojões, a lampantana com carne de carneiro ou ovelha, o coelho "à moda de Águeda" e o bacalhau "à Lagareiro" (no forno), "albardado" (frito e com molho de cebolada) e "à Ribeirinho" (frito).

Águeda integra ainda a Região Demarcada da Bairrada que se estende por 108.000 hectares, dos quais cerca de 12.000 hectares são de vinha. Além das provas de vinhos e espumantes, há outras atividades que podem enriquecer a experiência, nomeadamente a visita às caves, a aprendizagem dos métodos de produção, a participação na vindima, ser produtor de vinhos por um dia, entre tantas outras atividades...

Um património naturalmente belo

O concelho de Águeda abrange um vasto e rico património natural e paisagístico, sendo que 11% do território está na Rede Natura 2000 e inclui uma Zona RAMSAR. Os recursos naturais endógenos, que se estendem desde nascente (na zona serrana) até poente (junto à Lagoa da Pateira), permitem a existência de uma elevada biodiversidade e de múltiplas paisagens que convidam à descoberta do território e à prática de atividades desportivas, com destaque para o pedestrianismo, a orientação e o BTT

As típicas aldeias serranas, como por exemplo Lourizela, a floresta, os trilhos, parques, rios e ribeiras permitem experiências inesquecíveis, que fazem com que os visitantes sintam vontade de voltar. Os trilhos e percursos cicláveis e pedestres procuram levar os visitantes pelas veredas e caminhos que se desenvolvem nos lugares, aldeias, vilas e cidade do concelho de Águeda (e de concelhos vizinhos).

Em Águeda, pode observar diversas espécies da avifauna como a garça-vermelha, o milhafre-preto, a águia-sapeira, a águia-de-asa-redonda, o guarda-rios, o perna-longa, etc. e aventurar-se nas diversas atividades desportivas ao ar livre, sendo elevadas as potencialidades do concelho para diversas modalidades do "desporto de natureza".

Neste concelho descobre também a maior lagoa natural da Península Ibérica, a Pateira de Fermentelos. Conhecida entre os locais como "a lagoa encantada" é um ex-líbris natural do país, uma importante zona húmida de interesse nacional e internacional, que está classificada como Zona RAMSAR, Rede Natura 2000 e integrada na Zona de Proteção Especial e Sítio de Importância Comunitária da Ria de Aveiro.

Reúna a família e os amigos para visitar e conhecer Águeda, no seu passeio escolha um dos mais de 100 parques fluviais do concelho para passar bons momentos de recreio e lazer.

Um património histórico e religioso de fortes tradições

Águeda é um concelho de fortes tradições, com um folclore rico, bem como com arte e um vasto património arquitetónico, passando também pelo espólio ferroviário que caracteriza a nossa região. Dispõe de vários espaços museológicos dedicados às mais diversas temáticas e vivências que retratam as tradições de outrora, cultura e saberes.

Para além dos espaços museológicos, poderá conhecer o património arquitetónico, que documentam diversas épocas e a história da região. São vários os pontos de interesse a visitar, tais como o Centro Interpretativo do Milho Antigo, localizado em Macieira de Alcôba; o Museu da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, no centro da cidade; o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, em Macinhata do Vouga, que reúne um importante espólio das companhias ferroviárias Nacional e Vale do Vouga; o Museu Etnográfico da Região do Vouga, em Mourisca do Vouga, que todos os anos atrai ao seu espaço milhares de visitantes que assinalam a tradição e a riqueza cultural do museu.

E se pudesse visualizar as instalações dos guarda-chuvas coloridos todo o ano?

A Câmara de Águeda inova e disponibiliza uma APP, através da qual, com um simples toque, pode visualizar os chapéus coloridos e partilhar onde quiser. O AgitÁgueda Art Festival é uma marca importante de Águeda. O evento, tal como é (re)conhecido internacionalmente e que atrai todos os anos milhares de visitantes às ruas dos guarda-chuvas coloridos, foi reagendado para 3 a 25 de julho de 2021. 

Este ano, por força das circunstâncias atuais e respeitando as medidas de contenção social recomendadas, o evento não se realizará e nem a instalação urbana dos chapéus coloridos foi colocada. Não obstante, é possível visualizar esta forma de arte que leva o nome de Águeda aos quatro cantos do mundo.

A Câmara Municipal decidiu criar uma APP que tornasse os chapéus visíveis de uma forma virtual - "APP AgitÁgueda 360º". "Esta aplicação permite que quem nos visita ao longo de todo o ano possa visualizar a instalação urbana dos guarda-chuvas coloridos", sublinhou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, reforçando que esta APP pode ser utilizada tanto nesta fase (em que os chapéus não foram instalados) como em qualquer outra altura do ano.

A captura de imagem em 360º das ruas da cidade conta com diferentes pontos de visualização e a possibilidade de ver as imagens em modo diurno e noturno, desde a instalação de 2017 até à mais recente, em 2019. Com a APP, que surge numa altura em que não é possível visualizar os guarda-chuvas ao vivo, esta instalação artística poderá ser apreciada de uma forma inovadora, divertida e intuitiva e à distância de um simples toque. A APP está disponibilizada para o sistema operativo Android e brevemente será colocada também na appstore para iOS.

Roteiro de arte urbana mais diversificado

Águeda tem um roteiro de arte urbana com dezenas de espaços que podem ser descobertos. Tratam-se de paredes de edifícios, muros ou outras zonas que foram pintadas por diversos artistas de renome nacional e internacional.

O roteiro, que tem uma identidade diferenciadora cada vez mais enraizada no concelho e que transforma Águeda numa verdadeira galeria de arte a céu aberto, vai ser este ano aumentado com novas obras de Millo, Dourone e Akacorleone. Vão ser instaladas em julho e agosto e poderão ser prontamente visitadas. É uma expressão de arte que não deixa ninguém indiferente, seja pela sua dinâmica, seja pelo tamanho da "tela" (o edifício), seja pela beleza da pintura e pela forma como fica acessível a todos.