Secções
Entrar

Quem é o homem que comeu a banana mais cara do mundo?

Gabriela Ângelo 02 de dezembro de 2024 às 10:55

Justin Sun adquiriu a peça “Comediante”, uma banana colada numa parede com fita cola, por cerca de 6 milhões de euros. A semana passada comeu-a. Quem é o apreciador de arte e empresário com ligações a Donald Trump?

O empresário de criptomoedas e fundador da Tron comprou a peça do artista italiano Maurizio Cattelan por 5,9 milhões de euros num leilão da Sotheby's em Nova Iorque há cerca de duas semanas. Foi considerada a banana mais cara do mundo, apesar de ter custado menos de um euro num mercado de fruta, de acordo com o The New York Times

banana AP

Após um discurso elogiando a obra e fazendo comparações com o mundo das criptomoedas e NFT, "a maior parte dos objetos e ideias existem como "propriedade intelectual" e na internet, ao contrário de algo físico", Justin Sun, de 34 anos, cumpriu a sua promessa e comeu a banana. O evento decorreu num dos hotéis mais caros de Hong Kong, em frente de dezenas de jornalistas e personalidades da internet, onde confirmou que a banana era "muito melhor do que outras bananas. É realmente muito boa". 

Sun, natural da China, divulgou o seu investimento de 28 milhões de dólares na World Liberty Financial, o projeto de criptomoeda apoiado pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump. No entanto, a sua relação com os Estados Unidos não é tão simples quanto parece. Neste momento, Justin está a lutar contra um processo legal emitido pela Comissão dos Valores Mobiliários dos Estado Unidos, alegando que ele defraudou investidores ao manipular o preço da sua criptomoeda Tron. Até agora negou todas as acusações. 

Sun foi diplomata pela ilha das Caraíbas, Granada, para a Organização Internacional de Comércio, passando a usar o título de "Sua Excelência", e tornou-se conhecido pelos seus atos de extravagância. Incluindo gastar 4,2 milhões de euros numa refeição com o investidor Warren Buffet, pagar 470 mil euros por uma pedra em NFT e gastar 5,9 milhões de euros numa banana colada à parede com fita cola.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela