Secções
Entrar

Já há um bolo em homenagem a .. Dom Marcelo

19 de dezembro de 2016 às 18:22

Presidente da República já tem direito ao seu próprio bolo. A ideia (e a receita) nasceu em Felgueiras

Uma doceira de Felgueiras criou um bolo chamado "Dom Marcelo", com as cores da Bandeira Nacional e ingredientes de todos os distritos e ilhas, inspirado no Presidente da República e na sua ligação a Celorico de Basto.

"Neste doce único está representado todo um país, toda uma nação", contou a empreendedora Cristina Pinto.

A doceira, de 46 anos, desempregada há dois, conta que o bolo tem 22 ingredientes, de todas as regiões, a maneira que encontrou para homenagear Portugal e o mais alto magistrado da nação.

Cristina sempre gostou de fazer bolos, granjeando sucesso entre familiares e amigos. A ideia do "Dom Marcelo" surgiu quando, a convite de uma irmã, participou numa feira em Celorico de Basto, localidade minhota onde Marcelo Rebelo de Sousa tem raízes familiares.

Ao observar o carinho e a admiração que as gentes daquela terra têm pelo seu conterrâneo e atual chefe do Estado, sentimentos que julga ser comuns à maioria dos portugueses, Cristina Pinto lembrou-se de imaginar um doce que homenageasse Portugal, o Presidente e as suas origens.

Por isso, frisou, o bolo tem a forma de uma camélia, a flor que simboliza Celorico de Basto, onde existem dezenas de jardins, alguns centenários, com imponentes cameleiras.

Durante cerca de dois meses, a doceira estudou os ingredientes culinários que podia usar com a preocupação de traduzirem cada pedaço do nosso país, incluindo as regiões autónomas.

Depois de acabado e dado a provar a algumas pessoas, que logo aprovaram e pediram mais, partiu-se então para a promoção nas feiras, no "passa a palavra" e nas redes sociais. O sucesso foi imediato e as encomendas não param de chegar, de todo o país.

Para esta semana, anda atarefada com uma encomenda de 100 exemplares. Na semana anterior tinham sido 200.

Hoje, regozija-se, o desemprego já não é problema, porque o gosto pela doçaria transformou-se num negócio.

"Sou vista como uma empreendedora e não vou perder a oportunidade de comercializar este produto se tiver condições e apoio para isso", comentou.

Da receita do "Dom Marcelo" não quis falar, por ser "segredo muito bem guardado". Mas, olhado o bolo, logo se começa a salivar, quando se constata as formas de camélia e o colorido patriótico conferido pela fruta: O vermelho plasmado pelo morango e o verde pelo Kiwi, implantados numa base coberta de ovo brilhante que se adivinha sublime ao palato.

A empreendedora diz aguardar um convite do Presidente da República para uma audiência privada para lhe dar a provar, com todo o afeto, o bolo inspirado no Chefe do Estado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela