Secções
Entrar

Isto é o que precisa de ter no kit de emergência de 72 horas em caso de mau tempo

CM 05 de fevereiro de 2026 às 13:28

GNR e Ministério da Administração Interna recomendam a constituição de um kit de emergência para três dias.

Perante a possibilidade de situações de intempérie e outras ocorrências que possam afetar a normalidade do dia a dia, o Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana (GNR) recomendam que a população esteja preparada através da constituição de um kit de emergência para 72 horas.
Chuva e vento forte Diogo Barreto
Este kit tem como objetivo garantir a autonomia básica das famílias durante, pelo menos, três dias, em caso de falhas no fornecimento de serviços essenciais ou dificuldades de acesso a bens e apoio imediato. De acordo com as autoridades, o kit de emergência deve incluir: - Água e alimentos não perecíveis suficientes para três dias; - Kit de primeiros socorros com os medicamentos essenciais; - Iluminação e comunicação, como lanterna, rádio, pilhas extra e uma power bank;
- Artigos de proteção e conforto, nomeadamente roupa adequada, mantas e calçado resistente; - Cópias de documentos importantes dentro de uma bolsa impermeável; - Produtos de higiene e saneamento, incluindo artigos de higiene pessoal e sacos do lixo; - Outros itens úteis, como um apito, um canivete, algum dinheiro e um mapa da zona. Para além da preparação do kit, a GNR deixa um conjunto de recomendações de segurança à população. As autoridades apelam ao cumprimento rigoroso das indicações transmitidas pelos serviços de proteção civil e aconselham a evitar a aproximação a árvores instáveis, estruturas danificadas, cabos elétricos caídos ou zonas devidamente sinalizadas como perigosas. É igualmente recomendado um cuidado redobrado na realização de trabalhos em altura, como subidas a telhados, assegurando sempre condições de segurança adequadas. No uso de lareiras, salamandras ou outros sistemas de aquecimento, deve ser garantida uma ventilação adequada, a limpeza regular das chaminés e a extinção total das brasas antes de dormir. A utilização de geradores deve ser feita exclusivamente no exterior das habitações, afastados de portas e janelas, de forma a prevenir a acumulação de gases tóxicos. A GNR sublinha ainda a importância de uma vigilância acrescida das habitações, em especial das que se encontrem temporariamente desocupadas, apelando à comunicação imediata de qualquer situação suspeita às forças de segurança.
Artigos recomendados
As mais lidas