Secções
Entrar

Inverno começa no domingo com frio, chuva e temperaturas baixas

Lusa 19 de dezembro de 2025 às 08:10

Temperaturas vão variar entre os 4 e os 14 graus Celsius.

O inverno começa no domingo com previsão de chuva, queda de neve e temperaturas máximas a variar entre os 4 e os 14 graus Celsius, segundo o IPMA que diz que ainda são incertas as previsões para o Natal.
Inverno começa com frio e temperaturas baixas em paisagem com neve e pessoas Alexandre Salgiueiro
Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Patrícia Marques especificou que a previsão para domingo, dia em que se inicia o inverno, é de céu muito nublado, aguaceiros, que poderão ser por vezes de granizo e acompanhados de trovoada nas regiões Norte e Centro. Portugal continental será afetado no fim de semana por uma massa de ar polar marítima que provocará a queda de neve a cotas mais baixas e temperaturas próximas ou inferiores a 0 graus no interior Norte e Centro. "O estado do tempo será influenciado, a partir de hoje e até domingo, por uma vasta região depressionária localizada entre a Islândia e a Península Ibérica", indicou. Segundo Patrícia Marques, esta situação vai caracterizar-se pela passagem de superfícies frontais frias associadas e pelo posterior transporte de uma massa de ar polar marítima sobre o continente a partir da tarde de sábado. "No domingo está prevista queda de neve acima de 800/1000 metros de altitude, podendo descer temporariamente a cota para 600/800 metros, em especial na região Norte. Vamos ter também vento fraco a moderado, neblina ou nevoeiro em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima. Por causa da queda de neve, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga entre as 18h00 de sábado e as 09h00 de domingo. No que diz respeito às temperaturas, adiantou que as máximas vão variar entre os 04 (na Guarda) e os 14 graus (em Faro) e as mínimas entre os -2 (Guarda) e os 08 (em Lisboa e Setúbal). Patrícia Marques indicou também que está prevista para os próximos dias forte agitação marítima que se irá fazer sentir na costa ocidental, com ondas de noroeste entre os 04 e os 06 metros. Devido à ondulação foram emitidos aviso laranja para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga (entre as 09:00 de hoje e as 03:00 de sábado, passando depois a amarelo até domingo. Faro, Setúbal, Beja também estão sob aviso amarelo devido ao estado do mar até às 18:00 de domingo. No que diz respeito à véspera e dia de Natal, a meteorologista do IPMA disse que deverá chover pelo menos até à noite de Natal. "Vamos ter chuva para a semana, mas ainda é cedo para ter certezas. Tudo aponta para que no dia de Natal não chova", disse.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela