Secções

Cinema Monumental exibe "Guerra e Paz" antes do fecho para obras

23 de setembro de 2019 às 18:29

A última sessão no cinema Monumental, em Lisboa, antes de o edifício encerrar para remodelação, acontecerá no domingo com "Guerra e Paz", de King Vidor.

A última sessão no cinema Monumental, em Lisboa, antes de o edifício encerrar para remodelação, acontecerá no domingo com "Guerra e Paz", de King Vidor, havendo uma garantia de reabertura depois das obras, disse à Lusa Paulo Branco.

A exibidora Medeia Filmes, do produtor Paulo Branco, revelou hoje que o Cinema Monumental fecha portas este mês por causa das obras de remodelação no edifício localizado no Saldanha, e que a última sessão está marcada para domingo com aquele filme de King Vidor, com entrada gratuita.

Paulo Branco explicou à Lusa que apesar de não ter sido formalizado qualquer contrato, há uma garantia de regresso da Medeia Filmes àquele espaço, que também alberga escritórios e lojas, e que ficará encerrado durante cerca de um ano.

Questionada pela agência Lusa, fonte da comunicação da empresa espanhola Merlin Properties, proprietária do edifício, tinha revelado anteriormente a intenção de manter a exploração de cinema após a remodelação.

Em fevereiro passado, a Medeia Filmes deixou de explorar diariamente as quatro salas do cinema Monumental e manteve apenas exibição regular aos fins de semana no cineteatro, que encerra agora com "Guerra e Paz" (1956).

Com o fecho do Monumental, Paulo Branco manterá a programação regular no cinema Nimas, também em Lisboa, onde será substituído o ecrã e instalado um projeto 4K, estando prevista a exibição em outubro de filmes como "Joker", de Todd Phillips, "Parasitas", de Bong Joon Ho, "Chuva em Nova Iorque", de Woody Allen, e "Vitalina Varela", de Pedro Costa.

Ainda em outubro, o Nimas assinala o aniversário da escritora Agustina Bessa-Luís - que faria 97 anos no dia 15 - com o filme "Francisca", de Manoel de Oliveira, uma leitura do romance "Fanny Owen", da escritora, numa cópia digital 4K, restaurada pela Cinemateca Portuguesa e exibida este ano no festival de Veneza.

Enquanto exibidor, Paulo Branco tem também programação fora de Lisboa, em Braga, Coimbra, Setúbal, Figueira da Foz e Porto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela