Secções
Entrar

Acabou o verão. Chuva está de regresso e há possibilidade de inundações no Norte e Centro

Luana Augusto 20 de outubro de 2025 às 17:12

Aguaceiros vão-se fazer sentir sobretudo no fim da semana, na região Norte e Centro. No Sul as temperaturas estarão acima do normal para a época do ano, diz à SÁBADO o meteorologista Bruno Café.

Parece que é desta que vamos dar as boas-vindas ao outono. Depois de meses de intenso calor, a precipitação regressou no domingo (19) a Portugal Continental, e ao que tudo indica veio para ficar. Para esta semana são esperados períodos de precipitação, com maior relevância na região Norte e Centro, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à SÁBADO.
Chuva regressa a Portugal com ameaça de inundações no Norte e Centro Vítor Mota
"Durante esta semana vamos ter a passagem de superfícies frontais frias e vamos estar condicionados pela passagem de uma massa de ar pré-frontal e de um anticiclone vindo do arquipélago da Madeira, que deverá deixar a região Norte e Centro com mais precipitação", indicou o meteorologista Bruno Café. O mau tempo deverá verificar-se, sobretudo, entre quarta e quinta-feira, isto porque nestes dias as condições meteorológicas assumirão características de um "rio atmosférico". "Um rio atmosférico é uma massa de ar com elevado conteúdo de água. Neste caso, pode haver uma situação que se possa chamar de rio atmosférico, entre quarta e quinta-feira, mas ainda há muita incerteza. Por enquanto, o que existem são algumas características que apontam para [este fenómeno]", explicou Bruno Café. Ainda segundo o mesmo meteorologista a "precipitação deverá manter-se até ao final da semana", havendo a possibilidade de formação de cheias. "Depois disso, principalmente no início da próxima semana, a tendência é para haver uma pausa na precipitação", acrescenta. Quanto às temperaturas, Bruno Café diz que estas começaram a descer esta segunda-feira. Ainda assim, esta semana "estão dentro do normal para a época". Apenas a "região Sul permanecerá com temperaturas elevadas para a época". Aí, as máximas rondarão os "27ºC/28ºC".
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela