Sábado – Pense por si

Desigualdade de oportunidades

18 de fevereiro de 2011 às 12:23

Entre as consequências dos acontecimentos que marcaram a economia mundial nos últimos anos, uma ideia parece ser particularmente clara

Entre as consequências dos acontecimentos que marcaram a economia mundial nos últimos anos, uma ideia parece ser particularmente clara: deixámos para trás uma conjuntura marcada por uma ampla liquidez a nível global e estamos neste momento a adaptarmo-nos a um novo contexto, marcado por uma liquidez muito menos disponível e por critérios de financiamento muito mais restritivos. Em anteriores artigos neste espaço, descrevi alguns dos impactos esperados deste novo contexto. A actividade económica será, necessariamente, menos alavancada no crédito e retornos elevados no investimento serão mais difíceis de obter, obrigando a que se canalizem mais recursos para actividades de maior valor acrescentado, que permitam retornos a partir dos seus fundamentos (e não apenas a partir da "alavanca" mais fácil do crédito).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.