Sábado – Pense por si

Chamem Harry Potter!

14 de julho de 2011 às 13:15

A Europa precisa desesperadamente de contratar Harry Potter. Pode ser que a magia resolva o que a política é incapaz. Pode ser que um mágico que acredita na força dos poderes interiores faça melhor do que os políticos que só recitam poesia cómica.

A Europa está cercada por lordes Voldemorts e nem sequer sabe fazer mezinhas. O drama é que o fim do euro é uma peça teatral menor quando comparada com a possibilidade do fim do sistema europeu tal como o conhecemos. Não é uma ideia impossível. Há um fosso cada vez maior entre o que os cidadãos esperam dos seus Governos e aquilo que eles lhe podem dar. Com ou sem falência do euro a Europa será um local bem diferente daqui a uns anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.