Secções
Entrar

Zero saúda exclusão de Arga e Segura de prospeção de lítio

02 de fevereiro de 2022 às 16:05

A Avaliação Ambiental Estratégica em oito áreas com potencial de existência de lítio concluiu pela exclusão de Arga e Segura.

A associação ambientalista Zero saudou hoje o resultado da avaliação ambiental de áreas de potencial exploração de lítio, que recomendou limites e a exclusão de duas das oito áreas.

Em declarações à agência Lusa, o dirigente Nuno Forner considerou "extremamente positivo" ter sido feita a avaliação que acabou com a "exclusão de duas áreas [Arga e Segura], duas das mais polémicas, com as populações e movimentos locais a insurgirem-se".

A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) em oito áreas com potencial de existência de lítio concluiu pela exclusão de Arga e Segura, e viabilizou a pesquisa e prospeção daquele mineral em seis zonas, propondo nessas "uma redução de área inicial para metade", divulgou o Ministério do Ambiente e Ação Climática.

Após as conclusões da Direção-Geral de Energia e Geologia, o MAAC adianta que o concurso público para a atribuição de direitos de prospeção e de pesquisa de lítio "poderá avançar nos próximos 60 dias".

"Saem daqui recomendações para o futuro na prospeção e pesquisa, na disponibilização de informação às partes interessadas, porque o que temos visto é falta de envolvimento das comunidades, nas quais não deixa de haver preocupação porque [a exploração mineira] vai ter sempre impactos ambientais e sociais", salientou Nuno Forner.

Com um concurso a decorrer, falta saber quem vai ficar com o direito de pesquisar a quantidade de lítio que poderá conter cada área e as condições para o explorar, um processo que decorre desde logo "a céu aberto e vai mover muitos milhões de toneladas" de solo.

"Mesmo com esta avaliação, não quer dizer que não venha a haver conflitos e eventuais impactos sociais. Há áreas com muitos quilómetros quadrados, não sabemos quais as áreas-alvo das empresas que venham a ficar com os direitos. É só prospeção, mas quem tem direito a ela está no bom caminho para avançar com a exploração" argumentou.

Aceitando que qualquer mina tem "sempre impactos", a questão é se "a mineração é mais ou menos responsável e é isso que tem que ser também avaliado antes de avançar para a exploração, e também na prospeção e pesquisa, que têm que ter baixos impactos".

A exclusão da área denominada Arga, situada na Serra D'Arga, no Alto Minho, é justificada com a "expectável classificação como Área Protegida", o que implica que "mais de metade da superfície" venha a ser "considerada interdita ou a evitar".

A Serra d'Arga abrange os concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo e Ponte de Lima e está atualmente em fase de classificação como Área de Paisagem Protegida de Interesse Regional.

A AAE viabilizou as áreas denominadas "Seixoso-Vieiros", que abrange os concelhos de Fafe, Celorico de Basto, Guimarães, Felgueiras, Amarante e Mondim de Basto, "Massueime", que atinge os municípios de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Trancoso e Meda, "Guarda-Mangualde C (Blocos N e S)", que inclui Belmonte, Covilhã, Fundão e Guarda, "Guarda-Mangualde E", que abrange Almeida, Belmonte, Guarda e Sabugal, "Guarda-Mangualde W", que inclui Mangualde, Gouveia, Seia, Penalva do Castelo, Fornos de Algodres e Celorico da Beira, bem como "Guarda-Mangualde NW", área que inclui os municípios de Viseu, Satão, Penalva do Castelo, Mangualde, Seia e Nelas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela