Secções
Entrar

Ventura diz que "não há condições" para validar moção de confiança

Lusa 09 de março de 2025 às 17:44

Questionado se o partido pondera abster-se, o líder do Chega respondeu negativamente: "Abster-nos seria outra fora de viabilizar.".

O presidente do Chega afirmou hoje que "não há nenhumas condições" para validar a moção de confiança ao Governo, e rejeitou poder vir a dar apoio a qualquer futuro executivo liderado por Luís Montenegro.

Lusa

"Amanhã convocarei a direção do partido e todos os órgãos distritais para transmitir o que me parece consensual no Chega: não há nenhumas condições, perante as suspeitas que recaem sobre o primeiro-ministro de enriquecimento do próprio, para que o Chega vote favoravelmente a moção de confiança", afirmou André Ventura, em conferência de imprensa na sede do partido.

Questionado se o partido pondera abster-se, respondeu negativamente: "Abster-nos seria outra fora de viabilizar.".

Ventura assegura que, ainda que haja eleições, o Chega proporá sempre uma comissão parlamentar de inquérito sobre o tema na próxima legislatura, mesmo que o PS recue.

Questionado se admite viabilizar o programa de Governo de um futuro executivo liderado por Luís Montenegro, Ventura respondeu: "Não, Luís Montenegro não tem nenhumas condições de ter qualquer apoio da parte do Chega a uma maioria."

Na conferência de imprensa, o líder do Chega frisou que a responsabilidade por eventuais eleições é "exclusiva do Governo" que apresenta a moção de confiança, avisou Montenegro que "não é Cavaco" Silva, cujo executivo minoritário em 1987 caiu "não por suspeitas de que tivesse avenças".

"Não podemos permitir novos Sócrates na política portuguesa, porque já tivemos uma vez, e qualquer partido que o permita está a cometer um grave erro", afirmou.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela