Secções
Entrar

Vento forte está a condicionar movimento no Aeroporto da Madeira

26 de março de 2021 às 11:45

Atyé às 10h25 tinham divergido dois voos. "Hoje há poucos voos programados, apenas seis", disse fonte do aeroporto.

O movimento no Aeroporto da Madeira -- Cristiano Ronaldo, no Funchal, está hoje a ser condicionado pelos ventos fortes, tendo divergido dois aviões, dos poucos programados devido à pandemia da covid-19.

"Até agora (10:25) divergiram dois voos. Hoje há poucos voos programados, apenas seis", disse fonte do aeroporto à agência Lusa.

Segundo a mesma fonte, o vento forte afetou o voo da Binter Canárias, que assegura as ligações aéreas entre as duas ilhas habitadas do arquipélago, previsto para as 08:50 e que não conseguiu aterrar na Madeira e regressou ao Porto Santo.

O mesmo aconteceu com uma aeronave da easyJet, do Porto, com aterragem programada para as 09:05, que retornou à origem.

No aeroporto da Madeira estão programadas outras quatro aterragens, nomeadamente dois voos da TAP de Lisboa (11:45 e 22:15), um da Binter do Porto Santo (18:20) e outro da easyJet de Lisboa, às 19:40.

O arquipélago da Madeira vai estar a partir de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, e vento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o arquipélago vai estar sob aviso amarelo por causa da chuva entre as 09:00 de hoje e as 21:00 de domingo.

O arquipélago vai estar também sob aviso amarelo entre as 09:00 e as 18:00 de hoje devido à previsão de vento forte de nordeste, com rajadas até 95 quilómetros por hora (km/h).

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no arquipélago céu geralmente muito nublado, aguaceiros a partir do início da manhã, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, e pequena descida da temperatura máxima.

A previsão aponta ainda para vento moderado a forte de nordeste, com rajadas até 75 km/h, soprando forte nas terras altas, com rajadas até 95 km/h, enfraquecendo a partir do final da tarde.

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre os 18 e os 24 graus Celsius e no Porto Santo entre os 16 e os 21 graus.

Também a capitania do Funchal prolongou o aviso de mau tempo e vento forte na orla marítima da Madeira até às 06:00 de sábado, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.

A autoridade marítima regional indica que o vento será de leste/nordeste "temporariamente muito fresco, aumentando para fresco a muito fresco, e para muito fresco a forte a partir da manhã, rodando para quadrante leste moderado a muito fresco a partir do final da tarde".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela