Secções
Entrar

Trump acusa republicanos de o prejudicar

13 de abril de 2016 às 09:14

Donald Trump disse que o Partido Republicano está manipular as primárias para evitar a sua nomeação, após a distribuição de delegados no Louisiana e Colorado

Num encontro com votantes do estado de Nova Iorque (o próximo a ir às urnas) transmitido pelo canal CNN, Trump disse conhecer as normas que regem as primárias, mas apontou estar convencido de que estão a ser manipuladas pelo aparelho do partido para o prejudicar.

"Mudaram as regras há uns meses porque viram que eu estava a ir bem [nas sondagens] e não lhes agradou", afirmou o magnata do imobiliário, que lidera actualmente a corrida à nomeação republicana.

Cada estado dos Estados Unidos tem as suas próprias regras para organizar primárias ou 'caucus' (assembleias populares) e distribuir os delegados que na convenção nacional de Julho elegerão o candidato do partido nas eleições presidenciais de Novembro.

No Louisiana, estado do sul do país, Trump ganhou por uma pequena margem, contudo, o seu rival Ted Cruz acabou por levar a maioria dos delegados em jogo.

Já o Colorado não realizou primárias, mas uma convenção estatal do partido, na semana passada, em que foram eleitos os delegados à convenção republicana e todos (34) foram para Cruz.

Trump afirmou que o Partido Republicano está "100% controlado" pelo Comité Nacional Republicano (o órgão da direcção) e que este não o quer como candidato à Casa Branca.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela