Secções
Entrar

Trabalhadores da função pública aumentam 1% em um ano

Lusa 15 de novembro de 2024 às 21:37

O aumento de 7.428 postos de trabalho foi distribuído principalmente entre a administração central e a administração local.

O número de trabalhadores da administração pública subiu 1% até 30 de setembro, em termos homólogos, para 746.502 postos de trabalho, tendo registado uma queda de 0,4% face ao trimestre anterior, segundo dados hoje divulgados pela DGAEP.

"A 30 de setembro de 2024, o emprego no setor das administrações públicas situava-se em 746.502 postos de trabalho, assinalando um aumento de 1,0% em termos homólogos e uma quebra de 0,4% face ao trimestre anterior", refere a Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP), elaborada pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

Segundo o mesmo documento, "em termos homólogos, o aumento de 7.428 postos de trabalho foi distribuído principalmente entre a administração central (+0,8%, correspondendo a +4.302 postos de trabalho) e a administração local (+3,0%, correspondendo a +4.062 postos de trabalho), neste caso decorrente sobretudo do acréscimo nas câmaras municipais".

Já em comparação com o trimestre anterior, "o emprego no setor das administrações públicas diminuiu 3.213 postos de trabalho (-0,4%), com quebras em todos os setores, exceto na administração local", lê-se na nota.

A SIEP indicou ainda que, "em julho de 2024, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas situava-se em 1.763,4 euros, correspondendo a uma variação global média de +0,7%, face a abril de 2024, e a uma variação homóloga de +6,9%".

Este crescimento, refere, "é resultado da conjugação de vários fatores, tais como: a entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios, medidas de valorização remuneratória aprovadas para os trabalhadores em funções públicas" e a atualização do valor da remuneração mínima mensal para 820 euros e do valor da base remuneratória (BRAP) para 821,83 euros.

De acordo com a SIEP, o "ganho médio mensal nas administrações públicas é estimado, para julho de 2024, em 2.112,6 euros, correspondendo a uma variação trimestral de +1,6% e a uma variação homóloga de +8,0%".

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela