Secções
Entrar

Tóquio2020: Nuno Delgado diz que 'bronze' de Jorge Fonseca "é momento histórico"

29 de julho de 2021 às 13:27

"É um momento histórico para o judo nacional, para o desporto português e para o Jorge Fonseca, que é um grande atleta e um grande ser humano", elogiou o antigo judoca.

O antigo judoca Nuno Delgado, medalhado nos Jogos Sydney2000, considerou hoje "um momento histórico para o judo e para o desporto português" o 'bronze' conquistado por Jorge Fonseca na categoria de -100 kg nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

"É um momento histórico para o judo nacional, para o desporto português e para o Jorge Fonseca, que é um grande atleta e um grande ser humano", disse Nuno Delgado à agência Lusa.

O antigo judoca classificou o dia de hoje como "quase perfeito", lembrando que Jorge Fonseca, bicampeão mundial, "estava focado na conquista do ouro".

"Infelizmente, a meia-final não lhe foi favorável, com um impedimento físico na mão, que no caso do judo, é muito debilitante", afirmou Nuno Delgado, referindo-se à derrota de Jorge Fonseca frente ao sul-coreano Cho Guham, por 'waza-ari', no combate das meias-finais.

Nuno Delgado, medalha de bronze nos Jogos Sydney2000, na categoria de -81 kg, manifestou o desejo de que a medalha de Jorge Fonseca, a primeira de Portugal em Tóquio2020 e a 25.ª do historial luso, "quebre o enguiço" e abra caminho "a mais conquistas" no Japão.

O antigo judoca, que destacou o empenho de Jorge Fonseca e da sua equipa técnica, enalteceu outros resultados da modalidade conseguidos em Tóquio.

"A Catarina Costa foi quinta [-48 kg] na sua primeira prestação olímpica, ficou muito perto do bronze. A Telma Monteiro, apesar de tudo, teve uma brilhante prestação, e sentiu algumas dificuldades com os árbitros", disse.

Nuno Delgado considerou que, agora, "o importante é pôr os olhos em Paris2024" e fez questão de lembrar, "de forma construtiva", que desde 2000 que o judo português "anseia por uma instalação construída de raiz para o treino e prática da modalidade".

Com o triunfo de hoje frente ao canadiano Shady Elnahas, por 'waza-ari', no tatami do Nippon Budokan, em Tóquio, Jorge Fonseca deu ao judo português o terceiro bronze olímpico, juntando-se a Nuno Delgado e a Telma Monteiro, terceira classificada nos Jogos Rio2016, na categoria de -57 kg.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela