Secções
Entrar

Surfista Maya Gabeira cumpre sonho ao ver reconhecido recorde pelo Guinness

02 de outubro de 2018 às 15:53

Maya Gabeira é a primeira mulher a surfar a maior onda de sempre, com 20,72 metros.

A surfista brasileira Maya Gabeira disse estar a viver um sonho, ao ver o seu recorde reconhecido pelo Guinness, depois de ter sido a primeira mulher a surfar a maior onda de sempre, com 20,72 metros.


"Significa muito para mim (este reconhecimento). Sempre sonhei poder falar que surfei a maior onda que uma mulher já surfou. Sempre foi um sonho", começou por dizer Maya, à margem da apresentação do Big Wave Tour -- Nazaré Challenge 2018, que decorreu no forte de S. Miguel Arcanjo, na Nazaré.


Contudo, na praia do Norte, na Nazaré, em 2013, a atleta brasileira viveu um momento que poderia ter ditado o seu afastamento para sempre da modalidade, quando tentava surfar uma das ondas grandes e sofreu um acidente grave.

"A minha história com a Nazaré não começou da melhor forma. Demorei muitos anos para conseguir voltar e poder atingir esse objetivo, depois de um grande período em que eu não sabia se ia voltar a surfar em alta performance", relembrou.

Maya considerou ainda que só conseguiu superar as cirurgias, os traumas e as ansiedades com "a motivação e o desejo" de ver o sonho cumprido.

A recordista apontou ainda as diferenças e a evolução desde que sofreu o acidente, assegurando que agora se sente mais segura, ainda que o medo esteja sempre presente.

"No início, viemos (para a Nazaré), pouco preparados, sem conhecimento e sem o material necessário. Mas, a segurança foi evoluindo e a equipa deu-me confiança. Superar o medo não, porque morro de medo. Mas, a confiança é tudo e agora estou mais preparada e consigo expor-me mais", concluiu.

O período de espera da terceira edição do Big Wave Tour decorre até ao dia 28 de fevereiro de 2019, na praia do Norte, na Nazaré.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela