Secções
Entrar

Sporting de Braga instaura processo disciplinar a Conceição

08 de junho de 2015 às 17:58

Com o procedimento pretendem despedir o treinador por justa causa. Houve desacatos com o presidente do clube, segundo um comunicado

O Sporting de Braga instaurou hoje um processo disciplinar a Sérgio Conceição tendo em vista o seu despedimento com justa causa, na sequência de "graves factos ocorridos após o jogo da final da Taça de Portugal" de futebol.

Segundo um comunicado da SAD arsenalista, na passada quarta-feira, o treinador insultou e ameaçou agredir o presidente do clube, António Salvador, situação que precipitou este desenlace.

"Não estando em causa o mérito do trabalho desenvolvido por Sérgio Conceição, que, na perspectiva da administração da SAD, logrou atingir os objectivos a que nos propusemos no início da época, o certo é que se tornou claro para o Sporting de Braga que o carácter conflituoso, autoritário e agressivo deste treinador, exibido em diversos episódios a que assistimos ao longo da temporada, perante dirigentes de outras colectividades e até associados do Sporting de Braga, não conhece limites", pode ler-se.

O mesmo comunicado conta que, após ter tomado conhecimento da mensagem de António Salvador aos adeptos do Sporting de Braga no dia seguinte à derrota com o Sporting no Jamor, tendo notado o dirigente que, "na maior parte das vezes, a surpresa é fruto da incompetência", o treinador "delineou uma estratégia de ruptura com a SAD, começando por enviar a seguinte mensagem por SMS ao presidente António Salvador: "'Muito bem, presidente. Fomos incompetentes? Boa maneira de sacudir a água do capote? A partir de agora podem livremente procurar alguém com competência'".

Dois dias depois, no dia 3 de Junho, Sérgio Conceição, "nas instalações do Sporting de Braga, recusou-se a cumprimentar o presidente na presença de toda a equipa técnica, ao mesmo tempo que lhe dirigiu insultos e ameaças de agressão de uma forma desabrida e tempestuosa, num incidente que foi testemunhado por elementos da estrutura e da equipa de futebol profissional que esperava o início do treino".

"Nas reuniões que se seguiram, verificou-se não existir da parte do treinador qualquer tipo de arrependimento, porquanto este persistiu no mesmo tipo de comportamento, demonstrando não respeitar a estrutura directiva do Sporting de Braga e tornando insustentável a continuidade do treinador ao serviço do nosso clube", lê-se.

Face ao sucedido, que coloca em causa "a coesão que sempre existiu na estrutura do clube, ferindo também o seu bom nome e honorabilidade, e particularmente face aos factos da passada quarta-feira, que comprometem de forma absoluta a possibilidade de manutenção do vínculo deste treinador, foi-lhe já entregue a nota de culpa tendente ao seu despedimento, seguindo o processo os trâmites legais".

O comunicado termina referindo que Sérgio Conceição está suspenso de toda a actividade no clube a partir desta segunda-feira.

O Sporting de Braga terminou o campeonato em quarto lugar, apurando-se para a Liga Europa, e deixou escapar nos últimos instantes a conquista da Taça de Portugal após perder com o Sporting no desempate por grandes penalidades, após empate no tempo regulamentar e após prolongamento (2-2).

Os minhotos, que jogaram com mais uma unidade durante 100 minutos, venciam por 2-0 até aos 84 minutos e permitiram o golo do empate aos 90+3.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela