Secções
Entrar

Síria: Jihadistas voltam a controlar Palmira

11 de dezembro de 2016 às 16:22

A cidade é palco de um grande combate entre o exército sírio e o autoproclamado Estado Islâmico

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) lançou hoje um novo ataque sobre a vila antiga de Palmira, após se retirar na noite de sábado devido a violentos bombardeamentos da aviação russa, declarou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Controla de novo a cidade, tendo obrigado o exército sírio a retirar.

Os jihadistas "retomaram a cidadela e um bairro ao norte da cidade", declarou o director da OSDH, Rami Abdel Rahmane, à agência de notícias francesa France Presse.

O grupo Estado Islâmico tomou a cidade a 23 de Maio de 2015 e içou a sua bandeira, sendo depois expulso a 25 de Março deste ano. Na quinta-feira, lançou uma nova ofensiva sobre a cidade, classificada como Património Mundial da Humanidade.

Os jihadistas estão a mostrar grande mobilidade, que os torna capazes de lançar ataques e de se retirarem rapidamente, especialmente em áreas desérticas, como a região de Palmira. Assim, durante a noite de sábado, "violentos ataques da aviação russa fizeram com que se retirassem, algumas horas depois de terem entrado em Palmira", segundo Abdel Rahmane.

Segundo o responsável do OSDH, o regime sírio também enviou reforços durante a noite para esta cidade no centro do país.

A Rússia é um aliado do regime de Damasco, que apoia militarmente desde Setembro de 2015. O ministro da Defesa russo disse hoje que os aviões russos fizeram 64 ataques durante a noite "contra as posições, de comboios e de reagrupamentos", de membros do EI.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela