Secções
Entrar

Sérgio Godinho, Fausto Bordalo Dias e Pilar del Rio entre os apoios de Marisa Matias

16 de setembro de 2020 às 07:25

Entre os apoiantes de Matias estão o historiador e fundador do BE Fernando Rosas, o socialista Manuel Strecht Monteiro, a ex-secretária de Estado Ana Benavente e Boaventura Sousa Santos.

Os músicos Sérgio Godinho, Fausto Bordalo Dias e Miguel Guedes, o escritor José Luís Peixoto, o psiquiatra Júlio Machado Vaz e a jornalista Pilar del Rio são alguns dos primeiros apoiantes da eurodeputada bloquista Marisa Matias na candidatura presidencial.

Na semana passada, Marisa Matias anunciou a sua recandidatura ao Palácio de Belém nas eleições do próximo ano e apesar de o BE ainda não ter manifestado o seu apoio formal, a líder bloquista, Catarina Martins, considerou esta decisão "uma bela notícia", antecipando que a eurodeputada bloquista fará com que a campanha seja sobre as soluções para o país.

Entre a lista dos primeiros apoiantes enviada à agência Lusa pela candidatura da dirigente bloquista está ainda o historiador e fundador do BE, Fernando Rosas, o ex-deputado do PS Manuel Strecht Monteiro, a ex-secretária de Estado do Governo do socialista António Guterres e professora universitária Ana Benavente e o sociólogo Boaventura Sousa Santos.

Do mundo da música surgem os apoios de Sérgio Godinho, Miguel Guedes, Fausto Bordalo Dias e Adolfo Luxúria Canibal.

A atriz Sara Barros Leitão e o ator António Capelo -- que já foi mandatário de duas campanhas de Marisa Matias -- são outros dos nomes desta lista, à qual se juntam os escritores José Luís Peixoto e Inês Pedrosa.

Pilar del Rio e Alexandra Lucas Coelho são as duas jornalistas que apoiam Marisa Matias.

O psiquiatra Júlio Machado Vaz, a médica Isabel do Carmo, o arqueólogo Cláudio Torres, o antropólogo Bruno Sena Martins, a ativista Manuela Tavares e o militar de Abril Pezarat Correia fazem também parte deste elenco.

Na sessão de anúncio de candidatura, a semana passada, a eurodeputada bloquista assumiu-se como "candidata frente a frente com Marcelo Rebelo de Sousa" e marcou a diferença em relação ao atual Presidente da República, prometendo uma "campanha contra o medo".

A eurodeputada e dirigente do BE volta a apresentar-se à corrida eleitoral para o Palácio de Belém, depois de em 2016 ter conseguido o melhor resultado de sempre de um candidato presidencial da área política bloquista, ficando em terceiro lugar, com 10,12% dos votos.

Esta será a quarta vez que Marisa Matias irá protagonizar uma candidatura bloquista, tendo duas sido como cabeça de lista ao Parlamento Europeu (2014 e 2019) e a outra como candidata apoiada pelo BE às últimas presidenciais.

A seis meses do fim do mandato do atual Presidente da República, são já oito os pré-candidatos ao lugar de Marcelo Rebelo de Sousa.

Para além de Marisa Matias, são eles o deputado André Ventura (Chega), o advogado e fundador da Iniciativa Liberal Tiago Mayan Gonçalves, o líder do Partido Democrático Republicano (PDR), Bruno Fialho, a ex-deputada ao Parlamento Europeu e dirigente do PS Ana Gomes, Vitorino Silva (mais conhecido por Tino de Rans), o ex-militante do CDS Orlando Cruz e o eurodeputado João Ferreira (PCP).

Marcelo Rebelo de Sousa, eleito em 2016, ainda não revelou se vai recandidatar-se, remetendo uma decisão "lá para novembro".

As candidaturas a Presidente da República só são válidas depois de formalmente aceites pelo Tribunal Constitucional, e após a apresentação e verificação de um mínimo de 7.500 e um máximo de 15.000 assinaturas de cidadãos eleitores, até trinta dias antes da data da eleição, que deverá realizar-se no final de janeiro do próximo ano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela