Secções
Entrar

Sem acordo? Governo insiste em "avanços" na reunião com BE

19 de outubro de 2021 às 19:42

À saída do encontro, Bloco de Esquerda lamentou falta de acordo. Mas fonte do Governo frisa "avanços em vários domínios, designadamente nas áreas do trabalho e da saúde".

O Governo afirma que apresentou hoje avanços em vários pontos das negociações com o Bloco de Esquerda sobre o Orçamento do Estado para 2022 e que os trabalhos vão continuar, estando previstas novas reuniões.

Estes dados sobre a reunião desta tarde entre o Governo e o Bloco de Esquerda foram transmitidos à agência Lusa por fonte do executivo.

"O Governo apresentou avanços em vários domínios, designadamente nas áreas do trabalho e da saúde. Há pontos em que subsistem divergências já conhecidas. Vamos continuar a trabalhar. Há novas reuniões previstas", declarou fonte do executivo.

Hoje à tarde, no âmbito das negociações da proposta de Orçamento do Estado para 2022, o Governo, cuja delegação foi liderada pelo primeiro-ministro, António Costa, reuniu-se com membros da direção do Bloco de Esquerda.

Esta reunião antecedeu outra com a direção do PCP, partido que no ano passado, através da abstenção, permitiu a viabilização do Orçamento do Estado para 2021.

Fonte oficial do BE disse à agência Lusa que a reunião de hoje sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) terminou sem acordo e adiantou que o executivo minoritário socialista recusou mexidas nas cinco medidas laborais propostas por esta força política.

Segundo a mesma fonte, apesar de não ter sido alcançado hoje um acordo com vista à viabilização do OE2022, ficou prevista uma nova reunião entre Governo e BE.

O executivo, de acordo a fonte oficial bloquista, "recusa a reversão de qualquer das cinco regras que o Bloco quer reverter, ficando por medidas simbólicas que não concretizou por escrito".

Em relação à Segurança Social, não foi feita qualquer proposta, enquanto na saúde o BE espera por "novas redações com eventuais aproximações do Governo".

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou esta manhã que iria participar hoje em reuniões com PCP e BE sobre Orçamento do Estado para 2022 e afirmou que o Governo está a negociar "com toda a abertura", incluindo matérias extra orçamentais, e sem "linhas vermelhas".

"Eu nunca defino linhas vermelhas. Procuro sempre encontrar linhas verdes para o caminho que há a seguir. E, como diz a canção do Jorge Palma, enquanto há caminho para andar vamos continuar a caminhar", afirmou António Costa aos jornalistas, à saída do Panteão Nacional, em Lisboa.

Na segunda-feira, o BE adiantou que já tinha enviado ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do OE2022, cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão que ser efetivadas à parte do documento orçamental.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela