Secções
Entrar

SEF resgata vítima de tráfico de seres humanos abandonado em navio no Porto de Aveiro

Lusa 16 de setembro de 2022 às 07:26

Durante os cerca de três meses em que trabalhou no barco "nunca lhe terá sido paga qualquer remuneração, nem lhe foi entregue cópia do contrato de trabalho que alegadamente celebrou".

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) resgatou um cidadão estrangeiro, de 20 anos, que esteve a trabalhar três meses num navio pesqueiro ancorado no porto de Aveiro sem receber qualquer remuneração ou alimentação, informou hoje aquele organismo.

Segundo um comunicado divulgado na página do SEF na rede social Facebook, o cidadão de origem africana teria sido angariado na costa atlântica daquele continente com promessa de trabalho no navio em questão, mediante contrato de trabalho, alimentação e regularização documental à chegada a território nacional.

No entanto, durante os cerca de três meses em que trabalhou no barco "nunca lhe terá sido paga qualquer remuneração, nem lhe foi entregue cópia do contrato de trabalho que alegadamente celebrou", refere a mesma nota.

À chegada a Portugal, o jovem terá sido abandonado no navio, uma vez que, como era do conhecimento da entidade patronal, "não reunia condições para entrar no país".

Segundo o SEF, o cidadão "permaneceu no navio sem dinheiro nem alimentação, continuando a ser-lhe diariamente exigido pela entidade patronal a realização de trabalhos de manutenção da embarcação".

Durante este tempo, a vítima de tráfico de seres humanos sobreviveu à custa de donativos por parte de cidadãos que desenvolvem atividade profissional na área portuária.

O SEF concedeu um visto especial ao cidadão que, entretanto, foi já instalado, em segurança, em instituição vocacionada para o apoio a vítimas de tráfico de seres humanos, tendo os factos sido comunicados ao Ministério Público.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela