Secções

Rui Pato, o guitarrista de Zeca Afonso, vai ser homenageado

07 de novembro de 2019 às 22:29

No dia 16, a partir das 17h00, no palco do Fórum Lisboa, Rui Pato atua com o grupo Raízes de Coimbra, António Ataíde, João Afonso e Rogério Pires, além de Francisco Fanhais.

O músico Rui Pato, nome histórico da canção coimbrã, toca em Lisboa no próximo dia 16 de novembro, numa homenagem que lhe presta a Associação José Afonso (AJA), no Fórum Lisboa.

Aos 16 anos, em 1962, Rui Pato estreou-se com José Afonso (1929-1987), no disco "Baladas de Coimbra", que inclui canções como "Menino de Oiro", "Tenho Barcos, Tenho Remos", "No Lago Do Breu" e "Senhor Poeta", álbum chave da chamada "geração de viragem" da música de Coimbra.

A partir de então, seguiu-se o seu trabalho com o músico de "Cantares do Andarilho" e "Cantigas do Maio", assim como com Adriano Correia de Oliveira (1942-1982) e outros nomes da canção de Coimbra, como Luiz Goes e Fernando Machado Soares.

No dia 16, a partir das 17:00, no palco do Fórum Lisboa, Rui Pato atua com o grupo Raízes de Coimbra, António Ataíde, João Afonso e Rogério Pires, além de Francisco Fanhais.

Rui Pato acompanhou José Afonso nos álbuns "Baladas de Coimbra", "Cantares do Andarilho" e "Contos Velhos, Ramos Novos", de 1969.

Em 1970, foi proibido pelas forças da ditadura de se deslocar a Londres, para acompanhar José Afonso na gravação do seu quarto LP, "Traz Outro Amigo Também".

Em causa estava a participação de Rui Pato na greve aos exames, durante a crise académica de 1969, em Coimbra.

A colaboração de Rui Pato com José Afonso, e também com Adriano Correia de Oliveira, em "O Canto e as Armas" (1969) e em "Cantaremos" (1970), está na origem da homenagem que a AJA lhe presta.

Rui Melo Pato, de 73 anos, nasceu em Coimbra, no dia 04 de junho de 1946. Foi médico pneumologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que chegou a dirigir.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela