Secções
Entrar

Rosa Mota corre minimaratona de Macau aos 65 anos e é embaixadora antidoping

Lusa 01 de dezembro de 2023 às 10:44

"Continuo a treinar diariamente, a fazer algumas provas, dá-me muito prazer e acho que faz bem à saúde", assegura atleta.

A portuguesa Rosa Mota reassumiu hoje o papel de embaixadora antidoping na maratona internacional de Macau e garantiu que vai disputar no domingo, aos 65 anos, a minimaratona, que ganhou nas suas duas últimas participações.

Depois de ter vencido em 2018 e 2019 a minimaratona, e após um interregno de três anos devido à pandemia de covid-19, a ex-campeã olímpica e antiga campeã do mundo e da Europa afirmou à Lusa que regressa a esta competição por mera diversão.

"Vou à minimaratona [de 6,3 quilómetros] outra vez, desfrutar, divertir-me e esperar que tudo corra bem, como nos anos anteriores em que estive cá", disse.

A longevidade é simples de explicar, adiantou: "É o prazer do desporto, o prazer da corrida é fazer aquilo de que gosto. É aquilo que eu faço. Continuo a treinar diariamente, a fazer algumas provas, dá-me muito prazer e acho que faz bem à saúde. Só espero que as pessoas da minha geração pensem 'se ela faz, nós também temos de fazer', para bem da saúde, que o desporto é fundamental".

Convidada de honra da organização da 42.ª Maratona Internacional de Macau, a portuguesa volta a assumir o papel de embaixadora antidoping. A ideia é falar com os atletas "sobre os problemas do doping e batota no desporto, alertá-los para não caírem nessa teia, e conviver com eles", explicou.

Cerca de 12 mil participantes de 47 países e regiões vão correr na maratona, meia-maratona e minimaratona no domingo. Dezenas de atletas da China continental, Quénia, Etiópia, Marrocos e Rússia foram convidados para competir nesta edição que não conta com representantes portugueses, mas tem atletas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela