Secções
Entrar

Rede de contrafacção que operava em Portugal desmantelada em Espanha

30 de abril de 2015 às 15:04

A Guardia Civil adiantou que da operação resultaram, "até ao momento", dez detidos e nove acusados e apreendidos

A Guardia Civil espanhola anunciou esta quinta-feira o desmantelamento, em colaboração com a ASAE, de uma rede que actuava a partir de Valença, no Alto Minho, para 16 províncias galegas na distribuição de contrafacção e uso ilegal de marca.

Em comunicado esta quinta-feira enviado à agência Lusa, aquela força policial espanhola adiantou que da operação resultaram, "até ao momento", dez detidos e nove acusados e apreendidos mais de 30 mil artigos de roupa e calçado, no valor total de dois milhões de euros, bem como, de 22 mil euros em dinheiro.

Os artigos apreendidos, no âmbito de uma operação conjunta entre a Guardia Civil e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), "entravam" no país vizinho através da fronteira de Valença/ Tui e eram distribuídos "por toda a Espanha".

Entre os detidos estão três portugueses, de 24, 35 e 59 anos de idades, considerados os "cabecilhas" daquela rede, cujo "centro de operações" estava instalado em Valença.

"A actuação da ASAE permitiu a entrada em duas fábricas de confecção de têxteis contrafeitos, em dois armazéns, seis lojas e quatro residências em Valença, Póvoa de Lanhoso, Guimarães e Caldas das Taipas", lê-se no comunicado enviado à imprensa.

Os portugueses foram detidos em Pontevedra, na Galiza, e os restantes em Cantabria, Gijón, Léon, Palencia, Málaga e Huelva, enquanto os nove acusados encontravam-se em Almería, Oviedo, Córdoba, Murcia, Ourense e Girona.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela