Secções
Entrar

Rainha de Inglaterra não gostou dos convidados chineses

11 de maio de 2016 às 12:38

A rainha Isabel II foi captada por uma câmara de televisão a descrever como "muito rude" os chineses que acompanharam no ano passado uma visita de Estado do Presidente chinês Xi Jinping

Vestida com um casaco cor-de-rosa, chapéu e luvas brancas, a rainha de Inglaterra foi apanhada desprevenida, durante uma recepção no Palácio de Buckingham, na terça-feira, a comentar a visita de Estado do Presidente chinês Xi Jinping.

Ao ser introduzida a Lucy D'Orsi, que esteve encarregue da segurança durante a visita de Xi e sua esposa, em Outubro passado, a monarca exclama: "Oh, que pouca sorte!".

D'Orsi, por sua vez, afirma que aquela visita foi um teste de fogo para ela, ao que a rainha responde: "Eu sei".

A rainha refere ainda que membros da delegação chinesa "foram muito rudes para o embaixador", e acrescenta: "Extraordinário!".


A chefe de polícia, que não refere nomes, concorda, apontando "foram muito rudes e não diplomáticos, julgo".

Um porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Lu Kang, afirmou hoje que a "visita de Estado do Presidente Xi Jinping, no ano passado, foi um sucesso", e que "ambas as partes reconhecem-no".

Confrontado com as palavras de D'Orsi, de que a China ameaçou cancelar a visita, Lu disse não ter ouvido nada sobre essa possibilidade.

O Palácio de Buckingham afirmou, entretanto, que não fará comentários sobre as conversas privadas da rainha.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela