Secções
Entrar

PS diz que Governo vendeu a TAP por metade do que Jesus vai ganhar no Sporting

12 de junho de 2015 às 15:35

Os socialistas duvidam também de que o consórcio vencedor repeite a legislação europeia

O PS lançou hoje dúvidas se o consórcio vencedor da privatização da TAP, a Gateway, respeita a legislação da União Europeia e apontou que a venda representará metade daquilo que o Sporting pagará pelo treinador Jorge Jesus.

 

Posições que foram assumidas pelo coordenador da bancada socialista para as questões da Economia, Rui Paulo Figueiredo, em plenário, na Assembleia da República, durante um debate de actualidade requerido pelo Bloco de Esquerda.

 

Na anterior intervenção, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, desafiara os socialistas a esclarecerem se respeitarão o processo de privatização da transportadora aérea nacional, não colocando em causa a imagem externa nacional.

 

Na resposta, Rui Paulo Figueiredo reiterou que o PS entende que o processo de privatização em curso "é contrário ao interesse estratégico nacional e ao interesse público", contrapondo que "é preciso lata" quando o Governo pretende co-responsabilizar os socialistas num "processo caracterizado pela falta de transparência, já que se verifica um bloqueio no acesso a documentos fundamentais".

 

Mas Rui Paulo Figueiredo foi mais longe e colocou em cima da mesa a possibilidade de o consórcio vencedor, a Gateway, liderado pelo norte-americano e brasileiro David Neeleman, que está associado ao português Humberto Pedrosa (da Barraqueiro), não respeitar a legislação comunitária em termos de titularidade de uma empresa de transporte aéreo da União Europeia.

 

Nas entrelinhas, ficou a suspeita de que o empresário português Humberto Pedrosa poderá na prática ter uma participação inferior no consórcio Gateway em comparação com o sócio norte-americano.

 

O deputado socialista criticou também a hipótese de ser suspensa pela TAP a aquisição de novos aviões da Airbus e de ser cancelado o projecto de abertura de uma rota para a China.

 

Em relação ao preço de venda da TAP, na ordem dos dez milhões de euros, Rui Paulo Figueiredo, ex-vice-presidente do Sporting, referiu que a venda da TAP renderá ao erário público "metade" da verba que o treinador de futebol Jorge Jesus ganhará em três anos no clube de Alvalade.

 

Na sua intervenção, o deputado do PS criticou ainda a ausência do ministro da Economia, Pires de Lima, naquele debate de urgência requerido pelo Bloco de Esquerda.

 

"Apelamos ao ministro da Economia para que deixe de se esconder atrás da maioria PSD/CDS", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela