Secções
Entrar

Proteção Civil testa população com exercício A Terra Treme

02 de novembro de 2021 às 09:47

A ANEPC explica que a 9.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico acontece às 11h05 de dia 05 de novembro, em todo o país, desafiando os cidadãos a envolverem-se no processo de "construção de comunidades mais seguras e resilientes".

A proteção civil vai promover na sexta-feira, em todo o país, mais uma edição do exercício A Terra Treme, que pretende capacitar a população para o que fazer em caso de sismo.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) explica que a 9.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico acontece às 11h05 de dia 05 de novembro, em todo o país, desafiando os cidadãos a envolverem-se no processo de "construção de comunidades mais seguras e resilientes".

O Terra Treme é um exercício nacional promovido anualmente pela ANEPC, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em particular o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).

A iniciativa, inserida na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, dá a conhecer as medidas e os comportamentos de autoproteção a adotar, contribuindo para "uma sociedade mais consciente dos riscos e perigos a que está sujeita", explica a ANEPC.

O exercício integra a realização de três gestos que podem fazer a diferença e a ação desenrola-se durante um minuto, durante o qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.

Além da população escolar, a ANEPC tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico, assim como a participação neste exercício a outros setores da sociedade civil.

Apesar do exercício ter expressão nacional, a ANEPC, em articulação com a DGE e a DGEstE, promoverá, a nível nacional, uma ação principal do exercício na Escola EB1JI Rómulo de Carvalho, em São Domingos de Rana, no concelho de Cascais.

Por todo o país, os comandos distritais de operações de socorro da ANEPC irão, em parceria com as comunidades educativas locais, bombeiros e serviços municipais de proteção civil, promover ações de sensibilização sobre o risco sísmico e as medidas de autoproteção a adotar.

A participação poderá ser feita de diversas formas, designadamente a resposta a um inquérito destinado a aferir o grau perceção relativamente ao risco sísmico e que estará disponível na plataforma 'online' (www.aterratreme.pt/inquérito), a realização de sessões de esclarecimento para os trabalhadores/colaboradores e de um exercício de teste à evacuação, no mesmo dia do exercício A Terra Treme, que tem um website próprio (www.aterratreme.pt)

Foi também criada a 'hashtag' #ATerraTreme para identificar nas redes sociais as publicações pessoais ou institucionais relacionadas com a iniciativa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela