Secções
Entrar

Presidenciais: Marcelo contente pelo esforço dos portugueses de votarem em pandemia

24 de janeiro de 2021 às 20:43

Marcelo tem preparados três discursos: um para uma volta, outro para a segunda volta e um terceiro para perder.

O Presidente da República e recandidato ao cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, congratulou-se hoje com as previsões de abstenção avançadas às 19:00 pelas televisões, declarando-se contente pelo esforço dos portugueses de votarem em pandemia.

Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje votou em Celorico de Basto, no distrito de Braga, falou às televisões à chegada a sua casa, em Cascais, no distrito de Lisboa, e disse que tem preparados três discursos para hoje à noite. "Quem concorre a eleições tem de estar preparado para uma volta, para uma segunda volta e para perder - ganhar ou perder", declarou.

"Às oito se saberá efetivamente qual dos discursos é que vai ser o discurso definitivo", acrescentou.

Questionado sobre as previsões de abstenção, que se situam entre os 50 por cento e os 60 por cento, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "Eu fico contente pelo esforço dos portugueses", acrescentando: "Com pandemia, se realmente, apesar disso tudo - vamos ver os números finais - os portugueses saíram ao nível daquilo que se vê, foi um esforço enorme que não se previa".

O candidato presidencial apoiado por PSD e CDS-PP referiu que as previsões apontavam para "taxas de abstenção muito superiores", mas ressalvou: "Vamos esperar para ver".

O chefe de Estado salientou que "havia um ciclo nas reeleições" dos presidentes da República, "sempre com uma abstenção muito mais elevada do que nas [respetivas] eleições" - que se registou com Mário Soares, Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva.

"Se for possível quebrar isso, por comparação às últimas reeleições, era bom, sobretudo em pandemia", disse.

A sondagem da Universidade Católica para a RTP indica uma taxa de abstenção entre 50% e 55%, a projeção da Pitagórica para a TVI prevê uma taxa de abstenção entre 54,5% e 58,5%, as previsões do ICS/ISCTE/ GFK Metris para a SIC apontam para um intervalo entre 56% e 60% e a projeção da CMTV situa a abstenção entre 54% a 58%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela