Secções
Entrar

Petroleiro da Malásia desaparecido no mar da China Meridional

14 de junho de 2015 às 12:33

De Janeiro a Março deste ano, dos 54 ataques de pirataria registados em todo o mundo, 38 foram nesta região. O contacto com o MT Orkim Harmony foi perdido dia 11

Um petroleiro com pavilhão da Malásia está desaparecido há vários dias no mar da China Meridional e existem suspeitas de um possível ato de pirataria, anunciou hoje o Gabinete Marítimo Internacional (BMI).

O armador do petroleiro MT Orkim Harmony perdeu o contacto com o navio no passado dia 11 de Junho, segundo precisou Noel Choong, director do centro de informações sobre pirataria do BMI na capital malaia, Kuala Lumpur.

O petroleiro encontrava-se no mar da China Meridional, ao largo do Estado de Johor, no extremo sul da península malaia, segundo a comunicação social local.

"Desconhecemos o que aconteceu com o navio, mas é provável que tenha sido vítima de um ato de pirataria", disse Noel Choong. "O navio estava a transportar um tipo de mercadoria que é regularmente roubado", reforçou o responsável.

Na sua página oficial na rede social Facebook, o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, pediu uma "oração" para os 22 membros da tripulação do petroleiro, dos quais 16 são malaios.

Em média, um petroleiro costeiro pequeno tem sido sequestrado por piratas no sudeste asiático a cada duas semanas, de acordo com dados do BMI, que indicam ainda que 70% dos actos de pirataria cometidos no mundo nos primeiros três meses de 2015 foram registados nesta região.

De Janeiro a Março deste ano, 38 ataques de pirataria foram registados nesta região, num total de 54 ataques em todo o mundo.

A maioria dos ataques no sudeste asiático são realizados por "grupos armados que atacam petroleiros pequenos com o objectivo de roubar a carga ou o combustível do navio", acrescentou o relatório do organismo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela