Secções
Entrar

PCP diz que debate sobre candidatos presidenciais é "falta de assunto"

Lusa 02 de setembro de 2023 às 17:26

Paulo Raimundo classificou o debate em torno de possíveis candidatos da direita às eleições presidenciais como "um debate de pessoas que não têm assunto".

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, considerou hoje extemporâneo o debate em torno de eventuais candidaturas às eleições presidenciais de 2026, afirmando tratar-se de "falta de assunto".

Luís Forra/Lusa

"Nem consigo perceber, a não ser falta de assunto, não consigo perceber sequer esta agitação", afirmou o líder comunista, que falava aos jornalistas na Festa do Avante!, à margem da visita à bienal de artes plásticas.

Paulo Raimundo classificou este debate em torno de possíveis candidatos da direita às eleições presidenciais como "um debate de pessoas que não têm assunto".

"Estamos a falar numas eleições que são daqui a três anos. De certeza que não é a preocupação de cada um de nós, os nossos problemas são outros, são o emprego, os salários, as pensões, o custo de vida, o drama da habitação".

O secretário-geral do PCP afirmou que a "direita não tem assunto porque, no fundamental, naquilo que é estruturante, está ao lado das opções do Governo do PS", apontando que "tem de criar assunto, e criou esse assunto".

"É para nós nos entretermos, mas se é para entreter, mais vale entreterem-se aqui na Festa, com grandes espetáculos musicais, um grande espaço de cultura, como foi aqui esta nossa bienal. Esse é que é o entretenimento que vale a pena", assinalou.

Questionado se, depois de algumas personalidades do espaço da direita - caso dos antigos presidentes do PSD Luís Marques Mendes e Pedro Santana Lopes - terem admitido uma candidatura, a esquerda deveria também começar a posicionar-se, Raimundo defendeu que "os posicionamentos que são obrigatórios neste momento são face aos salários, face às pensões, face ao drama da habitação, face às questões da saúde, isso é que são as preocupações das pessoas, não as presidenciais, que são daqui a três anos".

"Não me doa a mim muito as costas ate lá", acrescentou.

A Festa do Avante!, o certame político-cultural que assinala a 'rentrée' do PCP, decorre até domingo na Quinta da Atalaia, no Seixal (distrito de Setúbal).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela