Secções
Entrar

Passos Coelho diz que Portugal está a crescer

09 de junho de 2015 às 16:42

O primeiro-ministro assegurou que o crescimento económico português resulta de um aumento do rendimento gerado pelo emprego

O primeiro-ministro disse esta terça-feira que o país conseguiu em termos homólogos ter um crescimento superior em 50% à média da zona euro o que significa que está em linha com o crescimento registado em toda a União Europeia.

 

"Em termos homólogos, conseguimos ter um crescimento que é 50% superior à média da zona euro, o que significa que quando nos comparamos com os outros países que têm a mesma moeda que nós crescemos a um ritmo superior do que a média e estamos em linha com aquilo que foi o crescimento registado em toda a União Europeia (UE), países do euro e fora do euro", referiu.

 

Pedro Passos Coelho comentava em Castelo Branco o crescimento de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao trimestre homólogo e aos 0,4% de crescimento face ao trimestre anterior.

 

Neste sentido, realçou a importância destes indicadores, visto que durante muitos anos Portugal esteve no euro "e esteve sempre a divergir".

 

"Quer dizer [que o país] cresceu menos em média do que os seus parceiros, o que significa que ficamos relativamente mais pobres do que eles durante quase 10 anos", sublinhou.

 

Referiu-se ainda aos dados relevados no boletim económico do Banco de Portugal (BdP), na segunda-feira.

 

"Soubemos ontem [segunda-feira] através do boletim económico do BdP, que este crescimento tem vindo a resultar de um aumento do rendimento gerado do emprego", revelou.

 

Passos Coelho adiantou ainda que "isso ajudará também a explicar um pouco os números das exportações de bens".

 

"Não é ainda as exportações de bens e serviços, trata-se apenas de exportações e importações de bens e houve realmente um crescimento assinalável dessas exportações", referiu.

 

Isto significa, segundo o governante, que mesmo atendendo aquilo que se passou com Angola no primeiro trimestre, um mercado muito importante para as exportações portuguesas, "conseguimos compensar esse efeito exportando para a UE".

 

"Acho que são só boas notícias", concluiu Pedro Passos Coelho.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela