Secções
Entrar

Papa "envergonhado" com atrocidades que se tornaram "normais"

14 de abril de 2017 às 22:38

Milhares de crentes enfrentaram excepcionais medidas de segurança à medida para assistir à cerimónia da Via Sacra

O Papa Francisco descreveu como "vergonha" as "imagens de devastação, destruição e naufrágio que se tornaram normais" no mundo, depois de presidir ao ritual da Via Sacra no Coliseu de Roma, esta Sexta-feira Santa. "Cristo, o nosso único salvador, regressamos a ti também este ano com o olhar baixo de vergonha e o coração cheio de esperança. Vergonha por todas as imagens de devastação, de destruição e de naufrágio que se tornaram normais na nossa vida", disse.

Francisco recordou "o sangue inocente, diariamente derramado, de mulheres, crianças, migrantes e pessoas perseguidas pela cor da sua pele, a sua etnia ou estrato social e pela sua fé" em Cristo.

Milhares de crentes enfrentaram excepcionais medidas de segurança à medida que chegavam ao Coliseu de Roma. Freiras, turistas e romanos acenderam velas e alguns pais pegavam nos filhos às cavalitas para que pudessem ver o Papa, enquanto este ouvia leituras em voz alta sobre como Jesus sofreu antes de ser crucificado.

Esta foi a primeira Sexta-Feira Santa desde os ataques com camiões em Nice, Berlim, Londres e Estocolmo, que aumentaram o receio na Europa em relação a grandes ajuntamentos de pessoas.

As ruas nas imediações do Coliseu foram encerradas ao trânsito, veículos armados bloquearam cruzamentos, cães pisteiros estiveram na rua em força e os agentes da polícia eram em maior número do que é habitual.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela