Secções
Entrar

Papa alerta para problema da desflorestação

07 de setembro de 2019 às 11:24

Após um encontro com o presidente Andry Rajoelina, o papa proferiu um discurso perante centenas de elementos das autoridades de Madagáscar.

O papa Francisco advertiu hoje para os problemas da desflorestação excessiva e dos incêndios, num discurso proferido em Madagáscar, no seu primeiro dia de visita oficial ao país.

Francisco iniciou hoje a visita a Madagáscar, depois de ter estado em Moçambique.

Após um encontro com o presidente Andry Rajoelina, o papa proferiu um discurso perante centenas de elementos das autoridades de Madagáscar.

Francisco destacou o problema da desflorestação, que afeta Madagáscar e grande parte dos países africanos e que se tornou um assunto com maior relevo mediático depois dos incêndios na Amazónia.

Num dos 20 países mais pobres do mundo, o papa defendeu também a necessidade de medidas estruturais que garantam uma melhor distribuição de rendimentos.

Para Francisco, o desenvolvimento integral de um país exige a proteção do meio ambiente: "Não há crises separadas, uma ambiental e outra social, há uma completa crise socioambiental".

Referindo-se a Madagáscar, assinalou que a riqueza natural do país, com grande biodiversidade vegetal e animal, se encontra em perigo pela "desflorestação excessiva em benefício de uns poucos".

"A degradação [da riqueza natural] compromete o futuro do país e da nossa casa comum", afirmou Francisco.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela