Secções

Obra de Fernando Lopes-Graça digitalizada até Junho de 2019

07 de outubro de 2018 às 09:22

Todas as partituras de Fernando Lopes-Graça, algumas delas inéditas, estarão totalmente digitalizadas no final do primeiro semestre do próximo ano.

Todas as partituras de Fernando Lopes-Graça (1906-1994), algumas delas inéditas, estarão totalmente digitalizadas no final do primeiro semestre do próximo ano, disse à agência Lusa, o presidente da Fundação D. Luís I.

Salvato Teles de Menezes é o presidente da Fundação que tutela a programação da Casa Verdades Faria-Museu da Música Portuguesa (MMP), no Monte Estoril, em Cascais, entidade à guarda da qual Lopes-Graça deixou todo o seu espólio.

"Nós prevemos que a digitalização de todas as partituras esteja concluída em junho do próximo ano, e depois cria-se um 'link' ao 'site' da Biblioteca Nacional [de Portugal], possibilitando que todas as pessoas, especialmente os investigadores, tenham acesso às partituras", disse Salvato Teles de Menezes, em entrevista à agência Lusa.

O responsável referiu que "as partituras levantam questões, relacionadas com as diferentes versões feitas pelo próprio Lopes-Graça", mas, garantiu que "tudo irá lá ficar", digitalizado.

Uma das dificuldades da digitalização é facto de o compositor, quando dava por terminada uma obra, "passava a partitura em papel vegetal".

O processo de digitalização vai ser "acelerado", garantiu o presidente da Fundação D. Luís I, referindo que todo o investimento, "que não é particularmente oneroso... de uns milhares de euros" é da Câmara de Cascais.

Teles de Menezes revelou que o processo de digitalização das partituras começou por iniciativa do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, que foi instado, "por várias personalidades", para a disponibilização do material de composição de Fernando Lopes-Graça, autor de sinfonias, música de câmara, coral, para piano e harmonização de centenas de canções populares dos repertórios europeu e americano.

"O resto [do material do acervo documental de Lopes-Graça] virá a seguir", garantiu Salvato Teles de Menezes.

O responsável sublinhou que este processo visa também "preservar a documentação, evitando o seu desgaste pelo manuseamento".

A digitalização da obra musical disponibiliza o seu acesso e a sua transcrição em partitura "o que, do ponto de vista da revisão, pressupõe a fixação do texto original, até porque cada compositor tem uma gramática própria", disse, por seu turno, a coordenadora do MMP, Conceição Correia.

O compositor Sérgio Azevedo, que foi aluno de Lopes-Graça, é um dos revisores da obra do compositor tomarense.

Conceição Correia realçou que, "além da edição das partituras, é essencial fazê-las circular". Aliás, "foi uma dificuldade com a qual se debateu o próprio Lopes-Graça, tendo muitas partituras circulado em 'helicópias'", feitas pelo próprio compositor, que "eram as chamadas edições do Lopes-Graça".

Em entrevista à agência Lusa, a coordenadora do MMP, Conceição Correia, realçou a vastidão do espólio do compositor, natural de Tomar, revelando que "ainda há muitos inéditos".

"A obra é vasta e, apesar de estar toda catalogada, é ainda desconhecida na sua totalidade, e vai revelar muitas surpresas durante muitos anos", disse a responsável.

Quanto aos inéditos, Conceição Correia disse que estes "vão surgindo através das edições e dos estudos de investigação de quem se dedica à obras de Lopes-Graça, e as põe à vista".

Segundo a responsável, "há obras musicais que nunca foram gravadas, e outras que só tiveram uma primeira audição", caso das mornas cabo-verdianas, que foram estreadas em 1981, nas Caldas da Rainha, pela pianista Olga Prats e cujas partituras são apresentadas no dia 08 de Dezembro, na Casa Verdades de Faria-MMP, por Edward Luiz Ayres d'Abreu.

À apresentação, no âmbito do ciclo "Escutar Lopes-Graça", que se inicia no sábado, segue-se um recital pelo pianista Duarte Pereira Martins, com um programa que inclui peças de Óscar da Silva e Eurico Thomaz de Lima, além das Mornas, de Lopes-Graça.

Conceição Correia afirmou que "o trabalho de digitalização das partituras está já em curso", referindo que muitas composições de Lopes-Graça mantêm-se no manuscrito original, não estando editadas e muitas nem gravadas.

"Para a maioria das pessoas há uma porção da obra de Lopes-Graça que não está ainda vulgarizada", disse Conceição Correia, realçando que tem havido um "interesse crescente pela obra" do autor do "Requiem à Memória das Vítimas do Fascismo" (1979).

"Há cada vez mais estudantes a trabalhar sobre a obra de Lopes-Graça, quer a nível nacional quer internacional", facto que não é alheio "à actividade regular do MMP de tratamento e divulgação da obra", nomeadamente através de um 'site', que "desperta interesse" e do catálogo editado em 1997, que, "pela primeira vez, deu a noção de conjunto da obra".

Conceição Correia referiu que a obra de Lopes-Graça tem "interessado muitos estudantes brasileiros". O compositor deslocou-se várias vezes ao Brasil, a primeira vez, em 1958, e "manteve contactos e correspondência".

Nos Estados Unidos, a sua obra coral é tema de uma tese de doutoramento. O compositor norte-americano, director coral e investigador Gregory W. Brown, da Universidade da Geórgia, está a trabalhar numa tese em Artes Musicais, que se intitula "The 'Canções Regionais Portuguesas' of Fernando Lopes-Graça (1906-1994): Methods and significance of the adaptation of folk materials into the coral médium".

Por outro lado, "em Portugal, aprendemos a olhar de outra forma para a música portuguesa, em que, até meados do século passado, se menosprezava um pouco o repertório nacional", e daí "uma maior procura por um dos nossos compositores de excelência".

A edição de partituras "é vital", sublinhou Conceição Correia, que apelou à colaboração da sociedade civil, "através de parcerias e apoios".

Além das partituras, o MMP projecta digitalizar também os vários ensaios, textos e críticas de autoria de Lopes-Graça, além do material que o compositor guardou sobre referências escritas às suas peças.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela