Secções
Entrar

Obama diz que António Guterres já provou ser líder eficaz

02 de dezembro de 2016 às 18:35

Presidente dos EUA acredita que ter Guterres como secretário-geral da ONU será importante numa altura em que os desafios mundiais e a incerteza continuam a aumentar

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse hoje que o antigo primeiro-ministro português António Guterres, que assume o cargo de secretário-geral das Nações Unidas a 1 de Janeiro, já provou ser um líder eficaz.

Obama, que recebeu Guterres na Casa Branca, referiu que tê-lo como secretário-geral da ONU será importante numa altura em que os desafios mundiais e a incerteza continuam a aumentar.

António Guterres, por seu turno, expressou o seu "total compromisso" em trabalhar em estreita colaboração com Obama e com o presidente eleito Donald Trump.

Disse que o mundo precisa de uma ONU mais eficaz, também em termos económicos, e com uma abordagem reformista, adiantando estar comprometido com tal objectivo, partilhado pelos Estados Unidos.

Ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Guterres foi eleito em Outubro para suceder a Ban Ki-moon.

No início do mês, Guterres já se tinha encontrado com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, que considerou o secretário-geral designado da ONU o "homem certo para o momento".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela