Secções
Entrar

Novos juízes do Tribunal Constitucional aprovados no Parlamento

20 de julho de 2016 às 20:30

Listas para o Conselho Superior de Magistratura e para a Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado também foram aceites

A lista única de cinco nomes proposta pelo PSD e PS para o Tribunal Constitucional alcançou hoje os dois terços de votos necessários por parte dos 221 deputados votantes, anunciou hoje a mesa da Assembleia da República.

PSD e PS conseguiram também confirmar com votações superiores a dois terços em plenário as suas propostas de listas conjuntas para o Conselho Superior de Magistratura e para a Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado.

A lista para o Tribunal Constitucional, que tem dois nomes propostos pelo PSD, outros dois pelo PS e um sugerido pelo Bloco de Esquerda aos socialistas, registou 162 votos a favor, 43 brancos e 16 nulos.

O PS propôs Cláudio Monteiro (antigo deputado independente socialista pela corrente humanista democrata-cristã), Joana Maria Rebelo Fernandes Costa (juíza) e a magistrada Maria ClaraSottomayor(após consulta ao Bloco de Esquerda, enquanto o PSD escolheu o professor universitário Manuel da Costa Andrade e Gonçalo Almeida Ribeiro.

Estes cinco nomes substituem no Tribunal Constitucional os juízes que atingiram os nove anos de limite de mandato: Joaquim Sousa Ribeiro (indicado pelo PS e presidente desde Outubro de 2012), Ana Guerra Martins (PS), CarlosCadilha(PS), Maria Lúcia Amaral (PSD) e Cura Mariano (PSD).

Os novos nomes vão juntar-se aosatuaisoito juízes que continuam os seus mandatos no Tribunal Constitucional: Catarina Sarmento (PS), Castro Ventura (PS), Maria José Mesquita (PSD), José António Teles Pereira (PSD), Fátima Mata Mouros (CDS) e os três juízes cooptados Lino Ribeiro, PedroMachetee JoãoBarrosaCaupers.

A lista PSD/PS para o Conselho Superior de Magistratura, em 221 votantes, registou 165, 45 votos brancos e 11 nulos.

Entram agora como novos membros do Conselho Superior de Magistratura João Vaz Rodrigues, Jorge Alves Correia, JorgePicãoGonçalves, Maria Eduarda Azevedo, Serafim Pedro MadeiraFroufe, Susana Brasil de Brito e Vítor Pereira de Faria.

Na lista conjunta PS/PSD para o Conselho Superior de Magistratura, surgem como suplentes Paulo Sousa Pinheiro, Paulo Costa Valério e GustavoWeigertBehr.

Já a Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado, organismo criado em 2014 na Assembleia da República, a lista constituída pelo vice-almirante José TorresSoveral, o ex-ministro socialista e deputado João Soares, e a vice-presidente do PSD Teresa Leal Coelho obteve 148 a favor, 62 brancos e 11 nulos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela