Secções
Entrar

Nobel da Paz destaca acordo de paz "modelo" para mundo

10 de dezembro de 2016 às 15:39

Juan Manuel Santos, o Presidente da Colômbia, esteve hoje em Oslo. O prémio foi-lhe atribuído graças ao acordo de paz que alcançou com as FARC

O Presidente da Colômbia Juan Manuel Santos recebeu hoje o prémio Nobel da Paz em Oslo, na Noruega. O galardão foi-lhe dado devido ao acordo que conseguiu entre o seu país e a guerrilha marxista Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que pode vir a acabar com meio século de conflito.

O acordo de paz pode ser um "modelo para a resolução de conflitos armados que continuam em todo o mundo", defendeu Santos. "Prova que o que, à primeira vista, pode parecer impossível pode, com perseverança, ser possível, mesmo na Síria, no Iémen e no Sudão do Sul."

A 24 de Novembro, Santos e as FARC assinaram o pacto que poderá acabar com a guerra que provocou 260 mil mortos, 60 mil desaparecidos e mais de 6,9 milhões de deslocados. Contudo, a 2 de Outubro o acordo foi rejeitado em referendo. Por isso, foi redigido um novo texto que conta com o contributo dos partidos da oposição e que contempla o desarmamento das FARC e a sua transformação em movimento político.

Porém, Santos reconheceu que para a paz ainda se tem de percorrer um caminho difícil, pedindo "um muito grande esforço de coordenação para trazer os benefícios da paz para as regiões que mais sofreram com o conflito". Falta ainda um acordo com outra guerrilha, o Exército de Libertação Nacional (ELN). O ELN pede a libertação de dois guerrilheiros e o governo não aceita os raptos de civis.

O prémio consiste numa medalha de ouro, um diploma e um prémio monetário de 8 milhões de coroas suecas (824 mil euros). Hoje, em Estocolmo, decorrem ainda as cerimónias de entrega dos prémios Nobel da Ciência, Economia e Literatura.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela