Secções

Mundo do espectáculo chora a morte de Leonard Cohen

11 de novembro de 2016 às 08:34

Poeta e cantor morreu aos 82 anos. Notícia foi dada pelo seu agente na página de Facebook

Artistas do mundo da música e do cinema lamentaram hoje nas redes sociais a morte do canadiano Leonard Cohen, aos 82 anos, anunciada na quinta-feira.

A também canadiana Alanis Morissette publicou um 'emoji' (imagem de uma cara) a chorar no Twitter, enquanto o cantor norte-americano Justin Timberlake destacou "o espírito e a alma incomparáveis" de Cohen.

leonard cohen

#RIPLeonardCohen

A spirit and soul beyond compare.

Leonard Cohen RIP https://t.co/xkbBlrZpAn

A Academia norte-americana que atribui os prémios de música Grammy difundiu um comunicado em que destaca a influência de Cohen "durante mais de cinco décadas" e sublinha que se tornou "num dos poetas pop mais reverenciados e numa referência para muitos cantores e compositores".

"O seu extraordinário talento teve um impacto profundo em incontáveis cantores e compositores", acrescenta a mesma academia, para quem Cohen era um artista muito querido que cuja ausência será "terrivelmente" sentida.

Desde Hollywood, o actor Russell Crowe escreveu: "Querido Leonard Cohen, obrigada pelas noites tranquilas, a reflexão, a perspectiva, os sorrisos irónicos e a verdade".

Dear Leonard Cohen, thanks for the quiet nights, the reflection, the perspective, the wry smiles and the truth #towerofsong

O actor Rob Lowe descreve que viveu a morte de "muitas lendas" mas nunca viu "tantas citações" do trabalho de uma delas como hoje, em referência aos versos de poemas de Cohen publicados na internet desde o momento em que se soube da sua morte.

Leonard Cohen festejou a 21 de Setembro os seus 82 anos com um novo álbum,You Want It Darker, o 14.º da sua carreira, no qual reflectia sobre sua própria mortalidade e, com a sua voz grave, interrogava-se sobre a natureza do homem e de um Deus todo-poderoso.

A morte do músico foi anunciada na quinta-feira (hoje em Lisboa) pelo seu agente, através da página de Facebook do músico.

"É com profunda tristeza que informamos que o poeta, compositor e artista lendário Leonard Cohen morreu", escreveu o seu agente na página do Facebook do músico.

"Perdemos um dos visionários mais prolíficos e respeitados do mundo da música", refere o comunicado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela