Secções

Morreu James Rosenquist, um dos pioneiros da Pop Art

02 de abril de 2017 às 09:26

Contemporâneo de Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Claes Oldenburg, Rosenquist morreu na sexta-feira em Nova Iorque aos 83 anos

James Rosenquist, um dos pioneiros do movimento Pop Art, morreu na sexta-feira em Nova Iorque aos 83 anos. Nascido a 29 de Novembro de 1933 no Dakota do Norte, este filho de dois pilotos amadores viveu em Minnesota até se mudar na década de 1950 para Nova Iorque com o objectivo de estudar na Art Students League. Foi lá que começou a pintar painéis publicitários em espaços públicos, trazendo a estética comercial para as artes plásticas, característica que o tornou numa das maiores influências da Pop Art.

Alcançou o reconhecimento com as obras President Elect, criada no começo da década de 60 - e na qual representa John F. Kennedy- , e F-111, um painel em grande escala com um bombardeiro da guerra do Vietname (obra que Douglas Coupland menciona no seu livro Polaroids from the Dead).

1 de 7

Embora a critica o tenha incluído no movimento da Pop Art, Rosenquist foi o primeiro a afirmar que só conheceu Andy Warhol tardiamente, em 1964, alegando que não era seu amigo chegado (tal como não era de Roy Lichenstein). Rejeitando comparações com Warhol, disse, numa entrevista em 2007 à revista Smithsonian, que não se interessava em desenhar objectos identificáveis da sociedade de massas, mas aquilo que é familiar e não nostálgico para os espectadores consumidores.

O artista plástico norte-americano deixa trabalhos em pintura, desenho, colagem, serigrafia e vídeo que estão representados em várias colecções e museus internacionais, como o Guggenheim Museum Bilbao, Museum of Modern Art, Whitney Museum of American Art e a Colecção Berardo. Será dele uma das maiores serigrafias do mundo, Time Dust (1992), com 2 por 10 metros. Em 2009, um incêndio destruiu várias obras de Rosenquist no estúdio em Aripeka, na Florida. No mesmo ano editou a autobiografia Painting Below Zero: Notes on a Life in Art.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela