Secções
Entrar

Morreu David Stern figura emblemática da NBA

02 de janeiro de 2020 às 07:53

O antigo comissário morreu aos 77 anos. Foi considerado o verdadeiro promotor e impulsionador da globalização do basquetebol profissional norte-americano.

O antigo comissário e uma das figuras mais emblemáticas da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) David Stern morreu hoje, aos 77 anos, em consequência de uma hemorragia cerebral sofrida em 12 de dezembro, informou a NBA.

"O comissário emérito David Stern morreu hoje após o meio-dia, em consequência da hemorragia cerebral que sofreu há três semanas", escreveu a NBA, em comunicado.

O antigo comissário da NBA foi incluído no Salão da Fama do Memorial de basquetebol Naismith em 2014, tendo desempenhado as funções entre 1984 e 2014, uma carreira de 30 anos na qual ajudou da dar forma à atual NBA e a convertê-la numa autêntica 'multinacional'.

Durante a sua supervisão, a NBA incluiu sete novas equipas e mudou outras seis franquias, sendo ainda considerado o verdadeiro promotor e impulsionador da globalização do basquetebol profissional norte-americano.

Stern e o ex-presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o espanhol Juan Antonio Samaranch, foram também os artífices da chegada das grandes estrelas da NBA aos Jogos Olímpicos de verão, com destaque para o histórico 'Dream Team', que se estreou nos Jogos Barcelona92, nos quais conquistaram a medalha de ouro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela