Secções
Entrar

Morreu a Irmã André, a mulher mais velha do mundo

Lusa 17 de janeiro de 2023 às 22:44

A freira francesa tinha 118 anos e dizia ter trabalhado até aos 108.

A freira francesa Lucile Randon, conhecida como Irmã André, que desde abril de 2022 era a decana da Humanidade, morreu na madrugada de segunda para terça-feira, na casa de repouso onde se encontrava, em Toulon, no sul de França. Tinha 118 anos. 

Reuters

"Morreu às 02:00 [01:00 em Lisboa]. A tristeza é grande, mas ela quis, foi o desejo dela juntar-se ao seu irmão querido. Para ela, é uma libertação", explicou David Tavella, responsável pela comunicação do Sainte-Catherine-Labouré, estabelecimento residencial para idosos onde residia.

Nenhum órgão oficial atribui títulos como de decano, mas os especialistas concordaram que a Irmã André era até agora a pessoa viva mais velha cujo registo foi verificado.

O Livro de Recordes do Guinness também registou esse recorde em 25 de abril, após a morte aos 119 anos da japonesa Kane Tanaka.

Há vários anos que a irmã André não escondia um certo cansaço. Em janeiro de 2022 confidenciou à agência France-Presse (AFP) que pretendia "retirar-se" mas que "o bom Deus não ouvia".

Numa cadeira de rodas e cega, a irmã André, nascida Lucile Randon em 11 de fevereiro de 1904 em Alès, no sul da França, lamentou ter perdido parte das suas capacidades físicas.

"Dizem que o trabalho mata. A mim, era o trabalho que me fazia viver, trabalhei até aos 108 anos", contou em abril de 2022 quando se tornou decana da Humanidade, depois de ter sido decana dos franceses e depois dos europeus.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela