Secções
Entrar

Ministro do Mar participa na COP26

05 de novembro de 2021 às 07:30

Ricardo Serrão Santos vai integrar um painel sobre áreas marinhas protegidas e adaptação climática e outro de apresentação da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.

O impacto das alterações climáticas nos oceanos e o papel da juventude marcam hoje a cimeira do clima das Nações Unidas (COP26) em Glasgow, em que participará pela primeira vez um membro do Governo português, o ministro do Mar.

Fora da cimeira, nas ruas de Glasgow, é dia de greve climática estudantil e de manifestação com a presença da ativista sueca que dinamizou este tipo de protesto, Greta Thunberg.

O programa nos trabalhos do sexto dia da 26.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas inclui hoje painéis sobre a participação da juventude na ação climática e sobre a sensibilização do impacto das alterações nos oceanos, afetados pela redução de níveis de oxigénio, acidificação e perda de biodiversidade.

Realiza-se ainda um encontro conjunto de ministros da Educação e do Ambiente sobre educação climática.

Ricardo Serrão Santos participará de manhã num painel sobre áreas marinhas protegidas e adaptação climática e em outro de apresentação da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que se realiza no próximo ano, em Lisboa.

À tarde, o ministro participa num encontro que pretende ser uma "chamada para a ação", em que se defende, entre outras medidas a declaração de 30 por cento dos oceanos como áreas protegidas até 2030.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela