Secções
Entrar

Migrações: Amnistia Internacional alerta para agressões a mulheres

18 de janeiro de 2016 às 17:40

A maioria das vítimas diz que, em quase todos os países por onde passou, sofreu abusos físicos e exploração financeira

Um relatório da organização não-governamental Amnistia Internacional (AI) alertou para os perigos de agressão e assédio sexual que sofrem as mulheres refugiadas nas deslocações através da Europa e pediu mais protecção governamental.

A AI, com sede em Londres, entrevistou 40 mulheres e raparigas oriundas do Iraque e da Síria e actualmente migrantes na Alemanha e Noruega, que chegaram à Grécia e atravessaram os Balcãs.

"Muitas disseram que em quase todos os países por onde passaram, foram vítimas de abusos físicos e exploração financeira, pressionadas a ter relações sexuais com traficantes, pessoal da segurança e outros refugiados", afirma o relatório.

O documento da organização de defesa dos direitos humanos sublinha que mulheres e raparigas que viajavam sozinhas ou acompanhadas apenas pelos filhos eram alvos fáceis de ameaças nos campos de refugiados na Hungria, Croácia e Grécia, onde tinham de dormir ao lado dos homens e partilhar casas de banho e duches.

"Se esta crise humanitária acontecesse em qualquer outra parte do mundo, teríamos assistido à aplicação imediata de medidas práticas para proteger os grupos mais fracos e sujeitos a abusos e agressões", disse Tirana Hassan, director de resposta a crises da AI. "Isso significaria, no mínimo, a criação de casas de banho separadas por sexos, bem iluminadas, e zonas para dormir seguras e diferenciadas", acrescentou.

Uma iraquiana de 22 anos disse à AI que, quando estava na Alemanha, um guarda uniformizado lhe ofereceu algumas roupas em troca de "algum tempo a sós" com ele.

"A melhor maneira de evitar abusos e exploração de traficantes é a criação pelos governos europeus de rotas legais e seguras, desde o ponto de partida", sublinhou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela