Secções
Entrar

Mais de 50 detidos por protestos de direitos sindicais

24 de agosto de 2018 às 12:56

A China Labour Bulletin, que defende os direitos dos trabalhadores, diz que maioria dos detidos são estudantes universitários.

Mais de 50 estudantes foram detidos esta sexta-feira por apoiarem trabalhadores que se manifestam pelo direito de formar um sindicato na cidade de Shenzhen, um dos centros tecnológicos da China, disse à agência noticiosa espanhola EFE uma organização não-governamental.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Kyodo News via Getty Images

A China Labour Bulletin (CLB), com sede em Hong Kong e que defende os direitos dos trabalhadores na China, assegurou que a maioria dos detidos são estudantes universitários que apoiam o movimento dos trabalhadores da empresa Jasic Technology.

Desde maio que os trabalhadores da Jasic Technology, com fábricas em Shenzhen e Chengdu com um total de 1.200 empregados, reivindicam os seus direitos, depois da empresa ter despedido os mais críticos. Três funcionários da empresa também foram detidos hoje por algumas horas.

"O ataque policial contra os activistas estudantis desta manhã mostra que as autoridades estão muito preocupadas com o crescente apoio que os trabalhadores da Jasic estão a receber em toda a China e que estão a tentar silenciar essas vozes através da censura na Internet e da acção policial", disse à EFE o director de comunicação da CLB, Geoffrey Crothall.

"A menos que as autoridades abordem realmente o problema real, que é a falta de um sindicato legítimo que possa representar os interesses dos trabalhadores, este tipo de protestos voltará a acontecer", alertou.

Os empregados da Jasic Technology também protestam contra os baixos salários e as más condições de trabalho.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela