Secções
Entrar

Mais de 160 civis mortos em bombardeamentos na Síria

24 de janeiro de 2016 às 12:19

Pelo menos 164 civis, entre os quais 43 menores de idade e 25 mulheres, morreram nas últimas 72 horas devido aos bombardeamentos da aviação russa

Pelo menos 164 civis, entre os quais 43 menores de idade e 25 mulheres, morreram nas últimas 72 horas devido aos bombardeamentos da aviação russa e síria nas províncias de Al Raqa e Deir al Zur.

A informação foi hoje divulgada pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

A Organização Não Governamental (ONG) classificou como "massacre" estes ataques, efectuados entre quinta-feira e o amanhecer de hoje contra as populações de Jasham, Tabia Yazira e Al Bulail, no este de Deir al Zur, e na cidade de Al Raqa.

O maior número de vítimas mortais registou-se em Jasham, onde morreram 63 civis, dos quais nove eram menores.

Em Tabia Yazira e Al Bulail, assim como em outras povoações, situadas a oeste de Deir al Zur, os bombardeamentos causaram 55 mortos, entre os quais 18 crianças e nove mulheres.

Esta campanha aérea ocorre em resposta à ofensiva lançada há uma semana pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Em Raqa, o principal feudo do EI na Síria, os bombardeamentos saldaram-se na morte de pelo menos 46 civis, entre os quais 16 crianças e 13 mulheres.

Parte das vítimas de Al Raqa eram deslocados da província de Deir al Zur, segundo o Observatório.

Estes bombardeamentos aconteceram pouco antes da data, 25 de Janeiro, em que estava prevista a realização de novas conversações de paz sobre a Síria, em Genebra.

No entanto, é provável que este encontro seja adiado, uma vez que não há acordo sobre os representantes da oposição que se deslocarão à reunião.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela