Secções
Entrar

Maior diamante branco já leiloado arrematado por mais de 20 milhões de euros

12 de maio de 2022 às 07:27

A pedra preciosa tem 228,31 quilates e é tão grande que ocupa quase toda a palma de uma mão.

"The Rock", o maior diamante branco já leiloado, foi arrematado novamente na quarta-feira por 21,68 milhões de francos suíços (20,67 milhões de euros), superando ligeiramente o intervalo inferior da estimativa feita pela leiloeira Christie's, que o vendeu num leilão em Genebra.

A pedra preciosa tem 228,31 quilates e é tão grande que ocupa quase toda a palma de uma mão.

A Christie's tinha-o avaliado como valendo entre vinte a trinta milhões de dólares e acabou por vendê-lo pouco acima da margem mínima, mas a empresa destacou que o preço obtido representa um novo recorde mundial para um diamante deste tipo, que foi o maior a ser leiloado na história através deste tipo de transação.

O comprador licitou no último momento por telefone para adicionar mais de 95.000 euros a uma oferta que parecia ser a última e que havia sido lançada por uma pessoa a partir da sala de um prestigiado hotel em Genebra, onde se realizou o leilão de joias.

Este diamante foi extraído de uma mina sul-africana no início deste século e está à venda pela segunda vez desde a sua descoberta.

Em 2006 tinha sido vendido em leilão nos Estados Unidos a um colecionador particular, que o colocou num colar Cartier, embora hoje a joia tenha sido vendida despida.

No leilão de hoje foi também vendido o diamante batizado de "Diamante da Cruz Vermelha", de 205 quilates, que superou as estimativas dos especialistas ao atingir um preço final (incluindo a comissão da casa de leilões e impostos) de 14,18 milhões francos suíços (13,5 milhões de euros).

Este diamante tem uma relação especial com a Christie's, já que esta é a terceira vez que é vendido.

A primeira vez foi há 104 anos e a mais recente em 1973, quando atingiu o preço de 1,8 milhões de dólares, que hoje praticamente foi multiplicado por oito.

Parte do dinheiro desta venda irá para o Comité Internacional da Cruz Vermelha, a maior organização humanitária que trabalha em cenários de conflitos e desastres, embora o valor não tenha sido especificado.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela