Secções
Entrar

Madeira, Área ardida ultrapassou 5.100 hectares

Lusa 27 de agosto de 2024 às 11:13

O incêndio rural na ilha da Madeira esteve ativo durante duas semanas. Na segunda-feira, as autoridades declararam o incêndio "totalmente extinto".

A área ardida no incêndio que deflagrou em 14 de agosto na ilha da Madeira, e foi declarado extinto na segunda-feira, atingiu 5.104,1 hectares, segundo dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (Copernicus).

HOMEM DE GOUVEIA/LUSA

A atualização divulgada pela agência europeia reporta-se aos dados recolhidos até cerca das 12:00 de segunda-feira, o 13.º e último dia do fogo.

Na segunda-feira, as autoridades declararam o incêndio "totalmente extinto".

Hoje, com o fim da situação de calamidade, deixou de vigorar o Plano Regional de Emergência e Proteção Civil da Madeira, que tinha sido ativado em 17 de agosto.

O incêndio rural na ilha da Madeira deflagrou em 14 de agosto nas serras do município da Ribeira Brava, propagando-se progressivamente aos concelhos de Câmara de Lobos, Ponta do Sol e Santana.

Durante os dias em que o fogo lavrou, as autoridades deram indicação a perto de 200 pessoas para saírem das suas habitações por precaução e disponibilizaram equipamentos públicos de acolhimento, mas muitos moradores foram regressando a casa.

Alguns bombeiros receberam assistência por exaustão ou ferimentos ligeiros, não havendo mais feridos.

O combate às chamas foi dificultado pelo vento e pelas temperaturas elevadas, mas, segundo o Governo Regional, não há registo de feridos ou da destruição de casas e infraestruturas públicas essenciais, embora algumas pequenas produções agrícolas tenham sido atingidas, além de áreas florestais.

A Polícia Judiciária está a investigar as causas do incêndio, mas o presidente do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, disse tratar-se de fogo posto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela