Secções
Entrar

Líder dos talibã morreu no Paquistão

04 de dezembro de 2015 às 10:35

A informação foi avançada por um porta-voz do vice-presidente afegão

O chefe talibãmullah Aktar Mohammad Mansoor "morreu devido a ferimentos", disse Sultan Faizy, porta-voz do primeiro vice-presidente afegão Abdul Rashid Dostum, através da sua conta de Twitter, na quinta-feira à noite, citada pela agência Xinhua.

Taliban leader Mullah Akhtar Mansour died of injuries.


Aktar Mansoor (à esquerda na imagem) substituiu o antigo líder mullah Mohammad Omar (à direita na imagem), cuja morte foi confirmada em Julho. No entanto, ao assumir a liderança, Mansoor dividiu o núcleo mais conservador em quatro facções.

De acordo com o canal televisivo local 1TV, citado pela Xinhua, Aktar Mansoor foi ferido durante um conflito entre facções na cidade paquistanesa de Quetta, na terça-feira, acabando por não resistir aos ferimentos.

Em comunicado, o porta-voz dos talibãs Zabihullah Mujahid, rejeitou esta informação, considerando-a infundada e dizendo que as agências de inteligência estavam a tentar enganar a opinião pública.

O 'mullah' Mansoor foi nomeado líder dos talibãs do Afeganistão no Verão de 2014, mas a sua nomeação foi considerada precipitada por alguns e contestada por vários sectores talibãs, nomeadamente pela família domullah Omar e por vários comandantes militares.

No início de Novembro, uma facção dissidente dos talibãs constituiu-se formalmente e escolheu como líder o mullah Mohammed Rassul, um dos dirigentes que negou qualquer legitimidade aomullah Mansoor.

Segundo a France Presse, o incidente pôs em confronto as diferentes facções e dele resultaram quatro mortos e vários feridos, além de Mansoor.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela