Secções
Entrar

Juppé não será candidato: "É demasiado tarde"

06 de março de 2017 às 10:09

Antigo primeiro-ministro francês Alain Juppé anunciou que não será candidato às presidenciais no caso de François Fillon retirar a sua candidatura

"Confirmo de uma vez por todas que não serei candidato à Presidência da República" de França. Foi desta maneira que o antigo primeiro-ministro francês Alain Juppé anunciou que não será candidato às presidenciais no caso de François Fillon retirar a sua candidatura, considerando que a "obstinação" do ainda candidato do partido Os Republicanos criou "um impasse".

Alain Juppé, 71 anos, adversário derrotado de François Fillon nas primárias da direita em Novembro, reconheceu que "é demasiado tarde" e que não encarna "a renovação" que os franceses exigem.

A declaração de Juppé, feita em Bordéus, onde é presidente da Câmara, acontece minutos depois de o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy ter proposto uma reunião a três com o candidato da direita ao Eliseu, François Fillon, e o próprio Juppé - o candidato derrotado nas primárias do partido -, para "encontrar uma saída digna e credível para uma situação que não pode continuar".

Sarkozy, também antigo presidente do partido conservador, manifestou através de um comunicado que, "perante a gravidade da situação (...), cada um deve fazer tudo para preservar a unidade". Sarkozy diz que a situação é insustentável e "cria uma profunda consternação nos franceses".

Esta é a primeira vez que Sarkozy se manifesta publicamente em relação à situação de Fillon, que reiterou no domingo a intenção de manter a candidatura, não obstante enfrentar uma provável acusação criminal no próximo dia 15 de Março devido ao caso dos empregos falsos que alegadamente terá concedido à sua mulher e filhos.

O ainda candidato conservador manteve conversações telefónicas com várias grandes figuras do partido nos últimos dias, mas não houve qualquer encontro a três, como propõe Sarkozy.

Num evento perante dezenas de milhares de apoiantes este domingo em Paris, Fillon carregou contra os seus correlegionários, que lhe retiraram o apoio nos últimos dias, depois de ser conhecida uma convocatória judicial para prestar depoimento no próximo dia 15.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela